Cotas anteriores/Outras cotas :
Folha de rosto/Incipit textual:
Proprii Hymni Collecti ex di= / versis partibus. // Pro Capella Regia Sere= / nissimi Brigatiæ Ducis. // Scriptor Antonius Gomes Petey= / ra Cantor Sacellanus & Organista / ejusdem Capellæ Regiæ. // Anno Domini MDCCXXXVIII.
Assunto:
Música coral sacra, cânticos, hinos
Música e cânticos litúrgicos
Música sacra
Música vocal
Dimensões - Alt x Larg (cm):
Notas de encadernação:
Encadernação em pele castanha sobre madeira. Cercadura tripla e losango inscrito no rectângulo central com tarjas de motivos fitomórficos. Também de motivos vegetalistas se compõem as quatro tarjas que contornam os espaços triangulares entre o losango e o rectângulo central. Pequenos orifícios no centro e na frente da encadernação, bem como nos cantos da terceira cercadura, indiciam a anterior existência de ferragens, ora totalmente ausentes.
Foliação/Paginação:
2 folhas de guarda + 1 folha de rosto (frontispício, índice no verso) + 1 página não numerada (título de secção, recto da primeira folha paginada) + 360 páginas numeradas + 1 página não numerada (verso da última folha) = 368 páginas. Encontram-se ainda guardados juntamente com este livro dois cadernos avulsos, cada um com 16 páginas (8 fólios) não numeradas.
Descrição das Marcas de Água:
- Brasão com flor de lis encimado de coroa, 158 x 77 mm; contramarca com as letras "IV", 30 x 18 mm
- Marca de água e contramarca recorrentes ao longo de todo o livro. Subjacente ao escudo do brasão, a filigrana forma o número 4 e, por baixo deste, uma amálgama das letras maiúsculas "WR". O desenho deste brasão é em tudo igual ao referenciado na ligação infra (datado de 1789).
- As letras "IV" correspondem às iniciais do fabricante francês Jean Villedary. Esta marca de água foi usada em papel produzido ao longo de quase um século e meio, entre 1668 e 1812.
- No caderno avulso 1, encontram-se duas marcas de água: faixa com as letras P e G, com um coração estilizado entre elas, 116 x 22 mm; fachada de igreja, 90 x 57 mm. Não foram encontradas correspondências para estes desenhos.
- No caderno avulso 2, encontra-se marca de água com desenho de flor de lis igual à dos livros A-005, A-007, A-009 e A-010.
Comentários/Notas Gerais:
Livro copiado inteiramente pela mão de António Gomes Piteira, cantor e organista da Capela Real, salvo o índice no f. [i]v, elaborado por mão datável do séc. XIX.
Todas as obras são anónimas; Manuel Joaquim propõe a atribuição a João Lourenço Rebelo de 7 hinos (Joaquim 1953, 193-4, 196).
Guardam-se junto deste volume dois cadernos avulsos; um deles (caderno 1), com o título "IN FESTO / S.ANTONII CONFESSORIS. / HYMNUS // INFRA OCTAUAM CORPORIS CHRISTI", contém uma cópia estampilhada do hino "Quid Lusitanos deserens" (pp. 121-30 do livro), possivelmente pela mão de Julião Ferreira da Cruz, pois apresenta o mesmo estilo gráfico dos livros A-5 e A-7; o outro (caderno 2), uma cópia manuscrita (não estampilhada) do hino "Domare recordis impetus Elisabeth" (pp. 131-42 do livro) com o título "JNFESTO S. / ELISABET. / Ad Vesp. et Matutinum. // HYMNUS.", por mão não identificada.