Cotas anteriores/Outras cotas :
Folha de rosto/Incipit textual:
[sem folha de rosto] [p. 1] Dixit Dominus 1.º tom
Assunto:
Música coral sacra, cânticos, hinos
Música e cânticos litúrgicos
Música sacra
Música vocal
Dimensões - Alt x Larg (cm):
Notas de encadernação:
Encadernação em pele castanho-escura sobre cartão, com lombada em pele castanho-clara. Elaborada em operação de restauro posterior a 1989 para substituir a encadernação original "bastante gasta" (Alegria 1989, 32). A pele castanho-clara é muito recente, mas a superfície da pele castanho-escura das capas apresenta ligeiro desgaste, indício de que poderá ter sido aproveitada de uma encadernação anterior. Acima do umbílico encontra-se um rótulo vermelho com moldura de tarja fina a ouro, de motivos fitomórficos, sobre o qual foi gravada a inscrição, a letras também douradas, "CÓDICE MUSICAL / LITÚRGICO / A. M. / A-13". Não tem qualquer outra decoração.
Foliação/Paginação:
1 folha de guarda + 1 página não numerada (recto da primeira folha paginada) + 32 páginas + 3 páginas não numeradas (em branco) + 1 folha de guarda final = 40 páginas.
Descrição das Marcas de Água:
- Monograma P, V (?) e L, 35 x 25 mm
- Marca de água recorrente ao longo de todo o livro. Igual marca de água nos livros A-006, A-008 e A-012. Desenho semelhante ao referenciado na ligação infra (datado de 1735).
Comentários à notação musical:
Uso de barras de compasso modernas em todas as peças.
Uso de notação mensural negra para as secções em cantochão das peças polifónicas.
Género:
Benedicamus Domino/Deo gratias
Salmos
Comentários/Notas Gerais:
Livro elaborado por um só copista (não identificado), salvo a última peça (ff. 31-2), copiada por mão datável do séc. XIX.
A marca de água do papel é igual à dos livros A-006 e A-008 (datados de 1735 e 1736, respectivamente), indicando que o livro terá sido elaborado em época próxima.
As obras estão atribuídas aos compositores "Rocha" e "Barboza", actualmente por identificar. Conjecturalmente, pode aventar-se os nomes de Francisco Barbosa (†1626) e António Ramos da Rocha (†1669), mestres de cantochão e canto de órgão de Setúbal.