A.M. B-008.02.pc

Cotas anteriores/Outras cotas : 
B.Maço VIII-2
Núcleo: 
B
Folha de rosto/Incipit textual: 
Subvenite a 4 / Composição de Francisco Peres Aylon de Lara / Organo a 4
Título normalizado: 
Subvenite Sancti Dei
Autoria da música: 
Francisco Peres Aylon de Lara / F. Peres
Autoria da música normalizada: 
Registo(s) parente: 
Língua do texto: 
Latim
Tipo de documento: 
Parte(s) cava(s)
Subcategoria de documento: 
Apógrafo
Tipo de fonte: 
Manuscrita
CDU: 
783
Assunto: 
Música sacra
Século(s): 
XIX
Dimensões - Alt x Larg (cm): 
32,6 x 24,3 ou menor; 31,3 x 23,5 ou menor; 22,6 x 30,3 ou menor
Material: 
Papel
Foliação/Paginação: 
36 ff. (8+8+2+2+4+4+2+2+1+2+1) não numerados (com excepção de uma das p.c. de org)
Inscrições e Marcas: 
"Capella Real / de / Villa Viçosa" (org); "Subvenite a 4 / por / Francisco Peres Aylon de Lara / Mestre de Musica no antigo Semi- / nario nesta Villa Viçosa" (org); "Pertence à Capella Real de V. Viçosa" (org); "2º Qui Lazarum... / 3º Domine quando veneris / 4º Ne recordaris / 5º Libera-me" [lápis de cor roxa] (org)
Categoria: 
Polifonia
Conteúdo: 
Subvenite Sancti Dei (Responsório Pro defunctis)
Vozes e instrumentação: 
SATB conc., vl 1, vl 2, cor 1, cor 2, fag, b, org
Partes cavas: 
S conc., A conc., T conc., B conc., vl 1, vl 2, cor 1/cor 2, fag, b, org (2x)
Tipo de notação musical: 
Moderna
Comentários à notação musical: 
Na parte de órgão, o baixo cifrado não realizado alterna com secções/partes de órgão obbligato
Género: 
Responsórios
Modo/Tonalidade: 
ré m
Comentários/Notas Gerais: 
Conjunto de partes cavas de uma versão ampliada do responsório Subvenite Sancti Dei, do compositor Francisco Peres Aylon de Lara. Responsório cantado nas cerimónias de Encomendação da Alma e no Ofício de Sepultura. A partitura da obra encontra-se no A.M. B-135.04.pc. Vide o campo "Registo(s) Parente. 
Referências: 
ALEGRIA, José Augusto - Biblioteca do Palácio Real de Vila Viçosa. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1989, pp. 54 e 95.
DE PAULA, Rodrigo T. - Os sons da morte: estudo sobre a sonoridade ritual e o cerimonial fúnebre por D. Maria I, no Brasil e em Portugal (1816-1822), Tese de Doutoramento. Lisboa: Universidade Nova de Lisboa.
Incipit musical: 
Autoria da informação: 
António Jorge Marques
Revisto por: 
Rodrigo Teodoro de Paula
Imagens: