A.M. B-050.01.pc01

Cotas anteriores/Outras cotas : 
B.Maço L-1
Núcleo: 
B
Folha de rosto/Incipit textual: 
Organo / Laudate pueri Dominum
Título normalizado: 
Laudate pueri Dominum Si b M
Autoria da música: 
Marcus Portugal [a lápis]
Autoria da música normalizada: 
Autoria do texto normalizada: 
Língua do texto: 
Latim
Tipo de documento: 
Parte(s) cava(s)
Subcategoria de documento: 
Apógrafo
Tipo de fonte: 
Manuscrita
CDU: 
783
Assunto: 
Música sacra
Século(s): 
XIX
Dimensões - Alt x Larg (cm): 
31,1 x 22,9 ou menor; 32 x 22,9 ou menor; 21,2 x 29,3 ou menor; 31,8 x 23,8 ou menor; 33 x 23,3 ou menor; 32,4 x 24 ou menor
Material: 
Papel
Notas de encadernação: 
n/a
Foliação/Paginação: 
8+5+8+8+4+6+4+4+4+2+4+4+4+12+12+3+4+5+5+4+4+3+3+3+3+3+4+4+3+3+2
Descrição das Marcas de Água: 
escudo<trompa>/GM:ALMASSO (var.1) (10 / 246,5 / 10,5-11,5);
escudo<trompa>/GM:ALMASSO (var.1) (10 / 258,5-259 / 10,5-11,5);
escudo<trompa>/GM:ALMASSO (var.2) (10 / 244-244,5 / 9,5-10,5);
GRILLO:G P P (10 / 171 / 7-7,5);
estrela/EGA:3 crescentes (var.1) (10 / 250-251,5 / 9-10,5);
estrela/EGA:3 crescentes (var.1) (10 / 250 / 9-10,5);
estrela/EGA:3 crescentes (var.1) (10 / 250,5-251 / 9-10,5)
Decoração: 
Sem decoração
Categoria: 
Polifonia
Conteúdo: 
Laudate pueri Dominum (Salmo 112; Vésperas de N. Senhora)
Vozes e instrumentação: 
S, S, A, SSATB conc., vlc 1, vlc 2, fag 1, fag 2, cb, org
Partes cavas: 
S 1, S 2 (x2), A, T (x2), B (x2), vlc 1, vlc 2, fag 1, fag 2, org
Tipo de notação musical: 
Moderna
Género: 
Salmos
Comentários/Notas Gerais: 
Este salmo pertence às Vésperas de Nossa Senhora Ré M [MarP 02.32/Versão1].
Ao longo de um período aproximado de 50 anos, este conjunto de Vésperas conheceu versões
(algumas delas parciais) realizadas por quatro dos mais influentes compositores portugueses de
música religiosa de finais do séc XVIII e primeira metade do séc. XIX: António da Silva Leite
(provavelmente), Fr. João da Soledade, Fr. José Marques e Silva e Joaquim Casimiro Júnior.
Além disso terão sido cantadas (pelo menos parcialmente) em Lisboa (Patriarcal e outras
igrejas), Queluz, Porto (Mosteiro de S.ª Clara), Mafra e Vila Viçosa, com uma permanência em
repertório de mais de 50 anos.
Constitui-se como uma das mais paradigmáticas obras destinadas ao ofício de vésperas em
Portugal no século XIX.
Autoria da informação: 
António Jorge Marques, colab. Cláudia Véstia