A.M. B-075.04.pc

Cotas anteriores/Outras cotas : 
Maço LXXV-4
Núcleo: 
B
Folha de rosto/Incipit textual: 
Organo / Dies iræ Dies illa / A sei Concertata / Sequenza / Per La Messa de Defonti / Del Sig.re Giuseppe Pitonie / C. R.
Título normalizado: 
Sequencia Dies iræ Dies illa
Autoria da música: 
Giuseppe Pitonie
Autoria da música normalizada: 
Autoria do texto normalizada: 
Língua do texto: 
Latim
Tipo de documento: 
Parte(s) cava(s)
Subcategoria de documento: 
Apógrafo
Tipo de fonte: 
Manuscrita
CDU: 
783
Assunto: 
Música sacra
Século(s): 
XVII
Dimensões - Alt x Larg (cm): 
31,9 x 24,3 ou menor
Material: 
Papel
Notas de encadernação: 
n/a
Foliação/Paginação: 
24 ff. (2+2+2+2+2+2+2+2+2+2+2+2)
Categoria: 
Polifonia
Ocasião litúrgica: 
Missa
Conteúdo: 
Sequencia Dies irae Dies illa
Vozes e instrumentação: 
SSATTB conc., org
Partes cavas: 
S 1 (2x), S 2(2x), A, T 1, T 2, B (2x), org (3x)
Tipo de notação musical: 
Moderna
Género: 
Requiem
Modo/Tonalidade: 
lá m
Comentários/Notas Gerais: 
O conjunto é constituído por partes cavas copiadas por diferentes copistas de diferentes épocas. Devido ao mal estado de conservação da parte cava de órgão, outra cópia foi realizada no ano de 1875, conforme se lê no seu respectivo frontispício. Também há cópia da parte cava de Soprano 1 (Canto primo) que parece ser da mesma época.Outras duas cópias manuscritas desta mesma Sequencia encontram-se custodiadas, uma no Arquivo da Fábrica da Sé Patriarcal de Lisboa (P-Lf - 173/1 D3) e outra, que pertenceu ao Seminário da Patriarcal, na secção de Música da Biblioteca Nacional de Portugal (P-Ln C.N. 136//11).
Referências: 
ALEGRIA, José Augusto - Biblioteca do Palácio Real de Vila Viçosa. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1989, p. 70.
DE PAULA, Rodrigo T. - Os sons da morte: estudo sobre a sonoridade ritual e o cerimonial fúnebre por D. Maria I, no Brasil e em Portugal (1816-1822), Tese de Doutoramento. Lisboa: Universidade Nova de Lisboa, p. 80,
Autoria da informação: 
Rodrigo Teodoro de Paula, colab. Cláudia Véstia
Imagens: