A.M. B-076.05

Cotas anteriores/Outras cotas : 
Maço LXXVI-5
Núcleo: 
B
Folha de rosto/Incipit textual: 
[Comissa mea pavesco] Originale J M B Franchi 11 9.bro 1824 Verso do 3 Resp.so do 1º Nocturno
Título normalizado: 
Commissa mea pavesco - Verso do 3 responsorio do 1º Noturno 
Autoria da música: 
J M B Franchi
Autoria da música normalizada: 
Autoria do texto normalizada: 
Registo(s) parente: 
Língua do texto: 
Latim
Tipo de documento: 
Partitura
Subcategoria de documento: 
Autógrafo
Tipo de fonte: 
Manuscrita
CDU: 
783
Assunto: 
Música sacra
Século(s): 
XIX
Dimensões - Alt x Larg (cm): 
22,3 x 30,2 ou menor
Material: 
Papel
Notas de encadernação: 
n/a
Foliação/Paginação: 
10 ff. numerados a lápis
Categoria: 
Polifonia
Ocasião litúrgica: 
Matinas
Conteúdo: 
Commissa mea pavesco - verso do 3º responsório do 1º noturno das Matinas de Defuntos
Vozes e instrumentação: 
A, vl 1, vl 2, cl 1, cl 2, fg 1, fg 2, trb, bc
Tipo de notação musical: 
Moderna
Género: 
Responsórios
Modo/Tonalidade: 
Sib M
Comentários/Notas Gerais: 
Trata-se de um dos versos do 3º responsório (Domine, quando veneris judicare) do 1º noturno das Matinas de Defuntos. Entretanto, pode ser utilizada como obra autónoma, um moteto fúnebre, como indicado no livro de facistol manuscrito, intitulado Officium Defunctorum ex Manuale Philippi Magalanici, ab Stephano Lopessio Morago eius discipulo desumptum. Ad vsum Contraternitatis Sacerdotum pauperum Ciuitatis Visensis. In honorem B.me Virginis Mariae in caelum Assumptae, de 1630, custodiado no Arquivo Distrital de Viseu (P-Va Cota 1/Col 12). A data da obra (1894) e a indicação para o solo de Tenor, no catálogo impresso, estão equivocadas, sendo 1824 o ano correto, conforme indicado no manuscrito autógrafo, e o solo é para a voz de Contralto. A parte cava do solo, que constitui o A.M. B-130.04.pc, também é um autógrafo.
Referências: 
ALEGRIA, José Augusto - Biblioteca do Palácio Real de Vila Viçosa. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1989, p. 70. 
DE PAULA, Rodrigo T. - Os sons da morte: estudo sobre a sonoridade ritual e o cerimonial fúnebre por D. Maria I, no Brasil e em Portugal (1816-1822), Tese de Doutoramento. Lisboa: Universidade Nova de Lisboa, p. 168.
Autoria da informação: 
Rodrigo Teodoro de Paula, colab. Cláudia Véstia
Imagens: