A.M. B-112

Cotas anteriores/Outras cotas : 
Maço CXII
Núcleo: 
B
Folha de rosto/Incipit textual: 
Messa a quatro Voci com Strumenti / da potersi e seguire solamente com Violini, Viole, Oboé, / Fagotti, Trombe, Corni, e Bassi, Caso ché non ci siano Flau- / ti, Clarinetti, e Timpani. // Do S.r Antonio Leal Moreira / Anno d'1805
Título normalizado: 
Missa 
Autoria da música: 
Antonio Leal Moreira
Autoria da música normalizada: 
Autoria do texto normalizada: 
Registo(s) parente: 
Língua do texto: 
Latim
Tipo de documento: 
Partitura
Subcategoria de documento: 
Apógrafo
Tipo de fonte: 
Manuscrita
CDU: 
783
Assunto: 
Música sacra
Data: 
1805
Século(s): 
XIX
Dimensões - Alt x Larg (cm): 
32,2 x 23,4 ou menor
Material: 
Papel
Notas de encadernação: 
n/a
Foliação/Paginação: 
160 ff. numerados a lápis.
Inscrições e Marcas: 
"Capella Real" [carimbo de cor laranja]
Categoria: 
Polifonia
Ocasião litúrgica: 
Missa
Conteúdo: 
KGCSA
Vozes e instrumentação: 
SATB, org, vl (solo), vl, vla, fl, ob, cl, fg, tr, cor, timp
Tipo de notação musical: 
Moderna
Género: 
Missas
Modo/Tonalidade: 
Lá M
Comentários/Notas Gerais: 
Esta missa é precedida por uma Sinfonia, cujo o manuscrito autógrafo encontra-se custodiado na Biblioteca Nacional de Portugal (P-Ln M.M. 130//1 e M.M. 130//2). Uma cópia manuscrita da Sinfonia da Missa encontra-se no A.M. G2.009. Encontra-se também na Biblioteca Nacional de Portugal o autógrafo da Missa (P-Ln 129//1) e uma cópia do Credo (P-Ln M.M. 130//4). Vide o campo "Catálogo(s)". Conforme Ricardo Bernardes, há ainda no Arquivo da Fábrica da Sé Patriarcal, cópias manuscritas da Missa (P-Lf Ms. 145/17) e do Credo (P-Lf Ms. 145/9). 
Referências: 
ALEGRIA, José Augusto - Biblioteca do Palácio Real de Vila Viçosa. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1989, p. 86.
BERNARDES, Ricardo - Estudo das Características Estilístico-musicais das Missas de António Leal Moreira (1758-1819): A Missa para a Aclamação de D. Maria I (1777). Tese de Doutoramento. Lisboa: Universidade Nova, 2015, pp. 74-78 e 192-193.
Autoria da informação: 
Rodrigo Teodoro de Paula, colab. Cláudia Véstia
Imagens: