A.M. E-010

Cotas anteriores/Outras cotas : 
I. Lit. E - 10 (autocolante na capa)
Núcleo: 
E
Folha de rosto/Incipit textual: 
THEATRO / ECCLESIASTICO, / EM QUE SE ACHAM MUITOS DOCUMENTOS / de Canto-Chaõ, para qualquer pessoa dedicada ao Culto Divino / nos Officios do Coro, e Altar. / OFFERECIDO / A' VIRGEM SS. SENHORA NOSSA / COM O SOBERANO TITULO DA IMMACULADA / CONCEIÇAÕ / VENERADA EM HUMA DAS CAPELLAS DO / Regio Templo de nossa Senhora, e Santo An- / tonio, junto á Villa de Mafra. / Exposto por seu Author o Padre / Fr. DOMINGOS DO ROSARIO / FILHO DA PROVINCIA DE SANTA MARIA DA ARRABIDA, / Primeiro Vigario do Coro no mesmo Convento de Mafra, Notario / Apostolico de Sua Santidade, e Penitenciario Geral da / Ordem Serafica. / Dado ao prélo pelo Doutor / O PADRE JOZE' CORREA FROYS / Terceira impressaõ, e mais accrescentada. / [Gravura] / LISBOA: / Na Officina de ANTONIO VICENTE DA SILVA. / Anno MDCCLVIII. / Com todas as licenças necessarias.
Título normalizado: 
Teatro Eclesiástico, em que se acham muitos documentos de Cantochão, para qualquer pessoa dedicada ao Culto Divino nos Ofícios do Coro, e Altar. Oferecido à Virgem SS. Senhora Nossa com o soberano título da Imaculada Conceição venerada em uma das capelas do Régio Templo de nossa Senhora, e Santo António, junto à Vila de Mafra. Exposto por seu Autor o Padre Fr. Domingos do Rosário filho da Província de Santa Maria da Arrábida, Primeiro Vigário do Coro no mesmo Convento de Mafra. Notário Apostólico de Sua Santidade, e Penitenciário Geral da Ordem Seráfica. Dado ao prelo pelo Doutor o Padre Jozé Correa Froys. Terceira impressão, e mais acrescentada.
Menção de responsabilidade: 
Fr. Domingos do Rosario
Menção de responsabilidade normalizada: 
Língua do texto: 
Latim
Português
Tipo de documento: 
Miscelânea
Subcategoria de documento: 
Antifonário. Gradual. Livro didáctico.
Tipo de fonte: 
Impressa
CDU: 
783
783.51
784.1
Assunto: 
Canto gregoriano
Cantochão
Música sacra
Música vocal a capella
Local de edição: 
Lisboa
Editor/Impressor: 
Data: 
1758
Século(s): 
XVIII
Informações de Publicação: 
Lisboa: Na Officina de Antonio Vicente da Silva. Anno MDCCLVIII. Com todas as licenças necessarias.
Dimensões - Alt x Larg (cm): 
20,6 x 14,6
Material: 
Papel
Notas de encadernação: 
Encadernação inteira em pele. Lombada com 4 nervos e motivos fitomórficos gravados a ferro dourado. Corte com salpicos de cor vermelha.
Foliação/Paginação: 
4 folhas de guarda iniciais + 8 folhas sem numeração + 248 folhas paginadas em numeração árabe.
Decoração: 
Pequena vinheta. Capitulares decoradas e cabeções.
Inscrições e Marcas: 
«Este Livro he do Pe Luis / Antunes do valle / Hoje do Pe Antonio M.ª d' Al= / meida. Belem 17 de Junho de 1856. / Nasci a 5 de Janeiro de 1834. / Dado pelo [...] Snre João Roque Jorje / Sou Filho de Joaquim Manuel / d'Almeida, Cirugião em Belem / e de Ritta de Jesus d' Almeida / Neto Paterno de Domingos d'Almeida / e de Maria Dorothea / e de [interlineado] materno Antonio Garcia e Maria / Brigida =, Vulgo (Atraca).  / Custoce [?] 2$200» [folha de guarda inicial recto]
Categoria: 
Monodia
Conteúdo: 
Compêndio da teoria do cantochão, seguido de largo conjunto de obras em cantochão para missas, ofícios, procissões. Inclui um «Miserere» a quatro vozes.
Vozes e instrumentação: 
Vozes em uníssono.
Tipo de notação musical: 
Quadrada
Semimensural
Comentários à notação musical: 
O cantochão está escrito em notação quadrada a negro sobre tetragrama a negro. Uso frequente do losango. Mensuralidade em alguns segmentos do repertório (Glória, Credo). O «Miserere» usa também notação semimensural.  
Género: 
Matinas
Missas (Próprio)
Missas (Ordinário)

Ofícios
Preces
Procissões
Comentários/Notas Gerais: 
Contém um papel de pequenas dimensões com o título «ROSARIO PELOS DEFUNTOS» [p. 94-5]
Referências: 
ALBUQUERQUE, Maria João Durães de - A Edição Musical em Portugal (1750-1834). Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda & Fundação Calouste Gulbenkian, 2006, p. 279.
ALEGRIA, José Augusto - Biblioteca do Palácio Real de Vila Viçosa. Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1989, pp. 117-118.
SOUSA, Manuel de Jesus da Silva e - O Theatro Ecclesiastico de Frei Domingos do Rosário (c. 1706-a 1779). Teoria e Prática do cantochão em Mafra. Dissertação de mestrado em Ciências Musicais. Universidade de Coimbra, 2003.
Autoria da informação: 
Carla Crespo, colab. Cláudia Véstia
Revisto por: 
Alberto Medina de Seiça (03/12/2020)
Data da última revisão: 
Wednesday, November 18, 2020
Imagens: