A.M. E-011

Cotas anteriores/Outras cotas : 
I. Lit. E - 11 (autocolante na capa)
Núcleo: 
E
Folha de rosto/Incipit textual: 
THEATRO / ECCLESIASTICO, / EM QUE SE ACHÃO MUITOS DOCUMENTOS / de Canto-chão para qualquer pessoa dedicada ao Culto Divino / nos Officios do Coro, e Altar, / OFFERECIDO / A' / VIRGEM SANTISSIMA, / SENHORA NOSSA, / COM O SOBERANO TITULO DA IMMACULADA / CONCEIÇÃO: / ORDENADO POR SEU AUTHOR / O PADRE / Fr. DOMINGOS DO ROSARIO, / Filho da Provincia de Santa Maria da Arrabida, e primeiro Vi- / gario do Coro que foi do Real Convento de Mafra. / NOVAMENTE DIVIDIDO EM DUAS PARTES. / PARTE PRIMEIRA, / EM QUE SE TRATA DOS OFFICIOS DO NATAL, SEMANA SANTA, / Officio de Defunctos com Missa, Estações, Officios de Sepultura, Procissões, / Paixões, Preces, Antifonas, etc., tudo correcto, e accrescentado com as / Matinas da Pascoa da Ressureição, e Nona da Ascenção de Christo. / Dado ao prélo pelo Excellentissimo e Reverendissimo Senhor D. José de Mel- / lo, Prior Mór de Palmella, e Syndico Geral da sobredita Provincia. / Nona impressão. / [Gravura] / LISBOA: / NA IMPRESSÃO REGIA. Anno 1817. / Com Licença, e Privilegio Real.
Título normalizado: 
Teatro Eclesiástico, em que se acham muitos documentos de Cantochão para qualquer pessoa dedicada ao Culto Divino nos Ofícios do Coro, e Altar, Oferecido à Virgem Santíssima Senhora Nossa, com o soberano título da Imaculada Conceição: ordenado por seu autor o Padre Fr. Domingos do Rosário, Filho da Província de Santa Maria da Arrábida, e primeiro Vigário do Coro que foi do Real Convento de Mafra. Novamente dividido em duas partes. Parte primeira, em que se trata dos Ofícios do Natal, Semana Santa, Ofício de Defuntos com Missa, Estações, Ofícios de Sepultura, Procissões, Paixões, Preces, Antífonas, etc., tudo correcto, e acrescentado com as Matinas da Páscoa da Ressurreição, e Nona da Ascensão de Cristo. Dado ao prelo pelo Excelentíssimo e Reverendíssimo Senhor D. José de Mello, Prior Mor de Palmela, e Síndico Geral da sobredita Província. Nona impressão.
Menção de responsabilidade: 
Fr. Domingos do Rosario
Menção de responsabilidade normalizada: 
Língua do texto: 
Latim
Português
Tipo de documento: 
Miscelânea
Subcategoria de documento: 
Antifonário. Gradual. Livro didáctico.
Tipo de fonte: 
Impressa
CDU: 
783
783.51
784.1
Assunto: 
Canto gregoriano
Cantochão
Música sacra
Música vocal a capella
Local de edição: 
Lisboa
Editor/Impressor: 
Data: 
1817
Século(s): 
XIX
Informações de Publicação: 
Lisboa, Na Impressão Regia; dado ao prelo por D. José de Mello; nona edição.
Dimensões - Alt x Larg (cm): 
20,6 x 15,2
Material: 
Papel
Notas de encadernação: 
Encadernação inteira em pele. Lombada danificada com ferros gravados a dourado. Corte vermelho.
Foliação/Paginação: 
4 folhas parcialmente paginadas em numeração romana + 283 folhas paginadas em numeração árabe + 1 folha de guarda final.
Decoração: 
Pequena vinheta. Capitulares decoradas e cabeções.
Categoria: 
Monodia
Conteúdo: 
Compêndio da teoria do cantochão, seguido de largo conjunto de obras em cantochão para missas, ofícios, procissões.
Vozes e instrumentação: 
Vozes em uníssono.
Tipo de notação musical: 
Quadrada
Semimensural
Comentários à notação musical: 
Notação quadrada a negro sobre tetragrama a negro. O cantochão está escrito em notação quadrada a negro sobre tetragrama a negro. Uso frequente do losango. Mensuralidade em alguns segmentos do repertório (Gloria, Credo).
Género: 
Matinas
Missas (Próprio)
Missas (Ordinário)

Ofícios
Preces
Procissões
Referências: 
ALEGRIA, José Augusto - Biblioteca Pública de Évora, Catálogo dos Fundos Musicais. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1977, p. 88.
ALEGRIA, José Augusto - Biblioteca do Palácio Real de Vila Viçosa. Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1989, p. 35.
CARDOSO, José Maria Pedrosa (catalogação); MANOEL, Francisco d'Orey (catalogação) - Fundo Musical: Século XVI ao século XIX, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Lisboa: S.C.M.-Arq. Histórico-Biblioteca: Museu de São Roque, D.L. 1995, pp. 213, 241-249.
LEMOS, Maria Luísa – Impressos Musicais da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra. Coimbra: Boletim da Biblioteca da Universidade de Coimbra, 1980, pp. 66-68.
SOUSA, Manuel de Jesus da Silva e - O Theatro Ecclesiastico de Frei Domingos do Rosário (c. 1706-a 1779). Teoria e Prática do cantochão em Mafra. Dissertação de mestrado em Ciências Musicais. Universidade de Coimbra, 2003.
Autoria da informação: 
Carla Crespo, colab. Cláudia Véstia
Revisto por: 
Alberto Medina de Seiça
Data da última revisão: 
Monday, November 23, 2020
Imagens: