A.M. F-008

Cotas anteriores/Outras cotas : 
MJ 6
Núcleo: 
F
Folha de rosto/Incipit textual: 

LIVRO / DE VARIOS MOTETES. / OFFICIO DA SEMANA SANTA. / E OVTRAS COVSAS. // DIRIGIDO A REAL MAGESTADE DELREY / NOSSO SENHOR DOM IOAM O IV. / DE PORTVGAL. // COMPOSTO PELLO PADRE M. FR. MANOEL / Cardoso, Religioso da Ordem de Nossa Senhora do Carmo, natural / da Villa da Fronteira. // Com todas as licenças necessarias. / EM LISBOA / Por Ioaõ Rodrigues Impressor Na officina de Lourenço de Anueres. Anno 1648

Título normalizado: 

Livro de varios motetes, officio da semana santa e outras cousas. Dirigido a real magestade del-rei nosso senhor Dom João o IV de Portugal.

Autoria da música: 
Padre M. Fr. Manoel Cardoso
Autoria da música normalizada: 
Língua do texto: 
Latim
Tipo de documento: 
Livro de coro polifónico
Tipo de fonte: 
Impressa
CDU: 
783.2
Assunto: 
Motetos
Música coral sacra, cânticos, hinos
Música e cânticos litúrgicos
Música sacra
Música vocal
Local de edição: 
Lisboa
Data: 
1648
Século(s): 
XVII
Dimensões - Alt x Larg (cm): 
51,5 x 38
Material: 
Papel
Notas de encadernação: 
Encadernação em pele castanha sobre tecido e papel, flexível. Sem qualquer inscrição ou decoração, salvo um escudo de Portugal com coroa gravado a dourado no umbílico da quarta capa.
Foliação/Paginação: 
1 folha de rosto (frontispício) + 1 fólio não numerado (dedicatória) + 81 fólios numerados + 1 folha de guarda final = 84 fólios.
Descrição das Marcas de Água: 

Não há marcas de água no papel original. Em alguns remendos é visível uma marca de água fragmentária com a inscrição «MAGNANI», própria do papel de origem italiana fabricado pelos irmãos Magnani, da segunda metade do séc. XVIII-primeira metade do séc. XIX, muito popular em Portugal (Santos 2014). Correspondência com a segunda metade da marca de água referenciada na ligação infra.

Na folha de guarda final, também acrescentada posteriormente (f. [83]), são visíveis duas marcas de água: uma com a inscrição «AL[M]ASSO», 88 x 12 mm (séc. XIX), idêntica à referenciada na ligação infra, mas sem a letra M; a outra mostra um brasão com uma faixa oblíqua com a inscrição «LIBERTAS», um tipo comum no séc. XVIII-XIX; a estrutura é semelhante à marca de água referenciada na ligação infra, mas a forma do escudo é diferente e não tem coroa.

Decoração: 

Iniciais romanas folheadas ou figuradas com elementos vegetalistas, a negro.

Dedicatórias: 
Categoria: 
Polifonia
Conteúdo: 

Música polifónica sacra (46): 24 Motetes, 8 Responsórios, 5 Lições, 4 Lamentações, 2 Hinos, 2 Missas, 1 Antífona, 1 Salmo

Vozes e instrumentação: 

4, 5 e 6 vozes

Tipo de notação musical: 
Quadrada
Mensural (branca)
Comentários à notação musical: 

Uso de notação quadrada para as secções em cantochão das peças polifónicas.

Género: 
Antífonas
Hinos
Lamentações
Leituras
Missas
Motetes
Responsórios
Salmos
Comentários/Notas Gerais: 

Exemplar completo, à excepção do conteúdo perdido por ocasional mutilação dos fólios, quase sempre substituído por cópia manuscrita (ver «Estado de Conservação» supra).

Referências: 
  • ALEGRIA, José Augusto - Biblioteca do Palácio Real de Vila Viçosa. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1989
  • JOAQUIM, Manuel - Vinte livros de música polifónica do Paço Ducal de Vila Viçosa. Lisboa: Ramos, Afonso & Moita, 1953
  • SANTOS, Maria José Ferreira dos - Marcas de água e história do papel: a convergência de um estudo. Cultura - Revista de História e Teoria das Ideias [em linha]. Vol. 33 (2014), pp. 1-17
Autoria da informação: 
Nuno de Mendonça Raimundo
Revisto por: 
João Pedro d'Alvarenga
Imagens: