A.M. G2-033

Núcleo: 
G
Folha de rosto/Incipit textual: 
Axur Re d' Ormus P.te Prima / Cori / Soprano
Título normalizado: 
Axur Rè d' Ormus
Autoria da música: 
[António Salieri]
Autoria da música normalizada: 
Autoria do texto: 
[Lorenzo da Ponte]
Autoria do texto normalizada: 
Língua do texto: 
Inglês
Tipo de documento: 
Parte(s) cava(s)
Subcategoria de documento: 
Apógrafo
Tipo de fonte: 
Manuscrita
CDU: 
782
782.9
Assunto: 
Óperas
Data: 
[1788]
Século(s): 
XVIII
Dimensões - Alt x Larg (cm): 
23,8 x 32,7 cm
Material: 
Papel
Notas de encadernação: 
Partes cavas instrumentais com encadernação inteira em cartão revestido por papel decorado com motivos fitomórficos e lombada em pele, tendo ao centro das pastas iniciais o nome da obra e da cada instrumento correspondente. As partes cavas vocais e algumas instrumentais não possuem encadernação, sendo apenas maços de folhas cosidos.
Foliação/Paginação: 
1866 ff. (i+67+i+i+69+i+i+69+i+i+69+i+i+67+i+i+69+i+i+66+i+i+79+i+i+72+i+i+16+i+i+45+i+i+68+i+i+15+i+i+15+i+i+10+i+i+10+i+13+10+10+11+10+10+11+4+8+8+8+2+2+2+4+11+13+10+14+10+16+11+14+10+14+11+8+7+10+10+11+11+8+8+7+8+8+8+24+24+24+24+24+7+6+4+4+4+1+8+8+7+8+7+8+6+6+6+52+42+6+24+2+4+6+4+4+2+2+8+24+24+4+2+4+6+4+8+4+8+4+6+4+6+16+4+4+10+4+2+2+10+38+6+46+6+8+10+40+4+2+7+8+2+6)
Descrição das Marcas de Água: 
C A; 3 crescentes;
Decoração: 
Encadernação inteira em cartão revestido por papel decorado com motivos fitomórficos. 
Inscrições e Marcas: 
"a gloria al ben del Regno" a lápis (timp.); "Rumi" a lápis (vl 1); Nomes dos cantores nas partes cavas vocais, sendo: "Sn.r Bartolini"; "Sig.Fedelini"; "Sig.re Marinni"; "S.r Muccioli"; "S.r Ferracuti"; "S.r Venancio"; "S.r Policarpo"; "S.r Torriani"; "S.r Tomiati"; "S.r Antonio Puzzi"; "S.r João Puzzi"; "S.r Agostinho Roqui"; "S.r Diogo Hamilitão"; 
Categoria: 
Polifonia
Conteúdo: 
Partes cavas vocais e instrumentais do primeiro e do segundo acto da ópera Axur, Re d' Ormus. Partes cavas instrumentais de um bailado homónimo, sem identificação de autoria.
Vozes e instrumentação: 
Fiammentta (S), Aspasia (S), Atar (S), Biscroma (B), Altamor (B), Axur (B), Urson (T), Arteneo (B), TTB, fl 1 e 2, ob 1 e 2, fag, tr 1 e 2, cor 1 e 2, vl 1, vl 2, vla, vlc, bc, timp.
Partes cavas: 
Parte de Atar (1º e 2º acto), Parte de Biscroma (1º e 2º acto), Parte de Altamor (1º e 2º acto), Parte de Fiammetta (1º e 2º acto), Parte de Axur (1º e 2º acto), Parte de Aspasia (1º e 2º acto), Parte de Urson (1º e 2º acto), Parte de Arteneo (1º e 2º acto), Parte de Soprano (1º e 2º acto), Parte de Alto (1º e 2º acto), Parte de Tenor (1º e 2º acto), Parte de Baixo (1º e 2º acto), fl 1, 2 (1º e 2º acto), ob 1, 2 (1º e 2º acto), fag (1º e 2º acto), tr 1 (1º e 2º acto), tr 2 (1º e 2º acto), cor 1 (1º e 2º acto), cor 2 (1º e 2º acto), vl 1 (1º e 2º acto) [3x], vl 2 (1º e 2º acto) [3x], vla (1º e 2º acto), vlc (1º e 2º acto), bc (1º e 2º acto), timp (1º e 2º acto).
Tipo de notação musical: 
Moderna
Género: 
Ópera
Comentários/Notas Gerais: 
Partes cavas da ópera Axur, Re d' Ormus, de Antonio Salieri, com libreto de Lorenzo da Ponte. A estreia ocorreu em Viena, no Burgtheater, no dia 8 de janeiro de 1788. Em Portugal, foi levada à cena no Real Teatro da Ajuda, nos dias 17 e 18 de dezembro de 1790, em celebração aos anos da rainha D. Maria I. Outra representação ocorreu em 1799, no Real Teatro de São Carlos, conforme indicado no libreto impresso, disponível online https://purl.pt/33141/2/ 
Junto às partes cavas da ópera, encontram-se as partes cavas de um bailado homónimo, sem identificação de autoria, que foi representado na cidade do Rio de Janeiro, em 1817,  durante as celebrações pela chegada da Arquiduquesa D. Leopoldina de Áustria.
Referências: 
ALEGRIA, José Augusto - Biblioteca do Palácio Real de Vila Viçosa. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1989.
BRITO, Manuel Carlos de - Opera in Portugal in the eighteenth century. Cambridge: Cambridge University Press, 1989, p. 164.
CRANMER, David - Opera in Portugal 1793-1828: a study in repertoire and its spread, Tese de Doutoramento, vol. 1, Lisboa: Universidade Nova de Lisboa, 1997, pp. 163-165..
CRANMER, David - Opera in Portugal 1793-1828: a study in repertoire and its spread, Tese de Doutoramento, vol. 2 (Appendices & Index). Lisboa: Universidade Nova de Lisboa, 1997, p. 261.
CRANMER, David - Os manuscritos de música teatral no Paço Ducal de Vila Viçosa, A ligação brasileira. Vila Viçosa: Callipole, Revista de Cultura, nº 17, p. 116 ed. Câmara Municipal de Vila Viçosa, 2009.
Autoria da informação: 
Rodrigo Teodoro de Paula, colab. Cláudia Véstia
Revisto por: 
David Cranmer
Imagens: