A.M. G2-041

Núcleo: 
G
Folha de rosto/Incipit textual: 
Fernando nel Messico / Atto 2.
Título normalizado: 
Fernando nel Messico
Autoria da música: 
[Marcos Portugal]
Autoria da música normalizada: 
Autoria do texto: 
[Filippo Tarducci] [Giuseppe Caravita]
Autoria do texto normalizada: 
Língua do texto: 
Italiano
Tipo de documento: 
Partitura
Subcategoria de documento: 
Apógrafo
Tipo de fonte: 
Manuscrita
CDU: 
782
Assunto: 
Óperas
Data: 
[1798]
Século(s): 
XVIII
Dimensões - Alt x Larg (cm): 
22,6 x 28,8 cm
Material: 
Papel
Notas de encadernação: 
Encadernação inteira em cartão revestido por papel marmoreado com a lombada e os cantos em pele. Ao centro da pasta inicial tem uma moldura de cor branca ornamentada com motivos fitomórficos onde tem escrito dentro: "Fernando / II", tudo de cor preta.
Foliação/Paginação: 
ii+124 ff.+ii
Descrição das Marcas de Água: 
Brasão coroado com uma faixa dentro e por baixo as letras "G M";
Sol;
3 crescentes;
Decoração: 
Encadernação inteira em cartão revestido por papel marmoreado com a lombada. Ao centro da pasta inicial tem uma moldura de cor branca ornamentada com motivos fitomórficos.
Inscrições e Marcas: 
"De Marcos Portugal? / O 1º acto está na Bibli.ª da Ajuda 48-II-24" (folha de guarda inicial); "Necessidades" (folha de rosto); "Este quarto de papel foi mal encardenado, / por quanto devia estar depois do outro seguinte / e d'este modo fique entendido." (fólio 15); "Letra de Marcos Portugal" (sexta página a contar do final).
Categoria: 
Polifonia
Conteúdo: 
Partitura do segundo acto da ópera Fernando nel Messico.
Vozes e instrumentação: 
Aciloe (S), Zulmira (S), Telasco (S), Alvaro (S), Zorambo (T), Fernando (B), TTB, fl 1 e 2, ob 1 e 2, cl 1 e 2, fag 1 e 2, tr 1 e 2, cor 1 e 2, vl 1, vl 2, vla, bc, timp.
Tipo de notação musical: 
Moderna
Género: 
Ópera
Comentários/Notas Gerais: 
Partitura do 2º acto da ópera Fernando nel Messico, do compositor Marcos Portugal, com texto de Filippo Tarducci, modificado posteriormente por Giuseppe Caravita. Foi composta originalmente para a famosa soprano inglesa Elizabeth Billington. A estreia ocorreu no Teatro San Benedetto, em Veneza, no dia 16 de janeiro de 1798. Em Portugal, foi levada à cena no Real Teatro de São Carlos, em 1805, uma versão revista pelo próprio compositor, sob a direcção do mesmo. O primeiro acto desta obra está na Biblioteca do Palácio Nacional da Ajuda (P-La 48-22-24). Um autógrafo parcial encontra-se custodiado na colecção de música da The British Library, em Londres (GB-Lbl  Add. 16112). Vide o campo "Catálogo(s)". Os fólios finais possuem um acréscimo instrumental autógrafo.
Referências: 
ALEGRIA, José Augusto - Biblioteca do Palácio Real de Vila Viçosa. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1989, p. 172.
CRANMER, David - Opera in Portugal 1793-1828: a study in repertoire and its spread, Tese de Doutoramento, vol. 1, Lisboa: Universidade Nova de Lisboa, 1997, pp. 169-170.
CRANMER, David - Opera in Portugal 1793-1828: a study in repertoire and its spread, Tese de Doutoramento, vol. 2 (Appendices & Index). Lisboa: Universidade Nova de Lisboa, 1997, p. 278.
CRANMER, David – Peças de um Mosaico, Temas da História da Música referentes a Portugal e ao Brasil. Lisboa: Centro de Estudos de Estética Musical, 2017, pp. 166 e 168-169.
Autoria da informação: 
Rodrigo Teodoro de Paula, colab. Cláudia Véstia
Revisto por: 
David Cranmer
Imagens: