A.M. G2-045.pc

Cotas anteriores/Outras cotas : 
A.M. G2-044
A.M. G2-091.f / A.M. G2-091.06
A.M. 117.17
Núcleo: 
G
Folha de rosto/Incipit textual: 
[Zaíra]
Título normalizado: 
Zaira
Autoria da música: 
[Bernardo Queiroz]
Autoria da música normalizada: 
Autoria do texto: 
[Voltaire, adaptado por Giuseppe Caravita]
Autoria do texto normalizada: 
Registo(s) parente: 
Língua do texto: 
Italiano
Tipo de documento: 
Parte(s) cava(s)
Subcategoria de documento: 
Apógrafo
Tipo de fonte: 
Manuscrita
CDU: 
782
Assunto: 
Óperas
Século(s): 
XIX
Dimensões - Alt x Larg (cm): 
23,7 x 32,6 cm
Material: 
Papel
Notas de encadernação: 
Maços de folhas cosidos.
Foliação/Paginação: 
366 ff. (24+40+16+14+18+14+10+9+7+8+38+34+36+27+27+32+4+1++3+2+2)
Inscrições e Marcas: 
“Zaira” [a lápis] (folha de rosto da parte cava de cl 1); “Zaira” [a lápis] (folha de rosto da parte cava de cor 1); “Zaira” [a lápis] (vl 1); “Zaira?” [a lápis] (folha de rosto da parte cava de basso).
Categoria: 
Polifonia
Conteúdo: 
Partes cavas vocais e instrumentais da ópera Zaira.
Vozes e instrumentação: 
Zaira (S), Fatima (S), Corasmino (T), Escravos (T), Nerestano (T), Orosmane (T), TTTT, fl 1 e 2, cl 1 e 2, tr 1 e 2, cor 1 e 2, vl 1, vl 2, vla, bc, timp.
Partes cavas: 
T,T,T,T, fl 1 e 2, cl 1 e 2, tr 1 e 2, cor 1 e 2, vl 1, vl 2, vla, basso (2x), timp.
Tipo de notação musical: 
Moderna
Género: 
Ópera
Comentários/Notas Gerais: 
Conjunto contendo algumas partes cavas da ópera Zaira, composta por Bernardo José de Sousa Queiroz, sobre o libreto de Voltaire, adaptado por Giuseppe Caravita. É considerada a ópera mais antiga composta no Brasil, cuja a partitura chegou aos dias de hoje. A partitura completa encontra-se custodiada na Biblioteca do Palácio Nacional da Ajuda ( P-La 48-II-36). Especula-se que foi composta entre os anos de 1808 e 1809 para celebrar os anos da rainha D. Maria I (17 de dezembro). Segundo nota do Prof. David Cranmer datada de 05/02/2003 e revista no dia 29/08/2007, esta obra foi atribuída a "Marcos" [Portugal] erradamente, o Prof. diz que foi "provavelmente acrescentada por Sampaio Ribeiro e seguida pelo Cónego Alegria no Catálogo, esta atribuição não se baseia em dados concretos", referindo ainda que "é da autoria de Bernardo José de Sousa Queiroz". A esta cota foi adicionada a partitura de coro e Orosmane, que se encontrava na cota G2-091.f ou G2-091.06, foram também adicionadas as partes cavas de V 1 (2º acto), V 2 (2º acto), V 3 (2º acto), tr 1, cor 1, cor 2, timp e bc que se encontravam na cota G2-117.17, estas alterações foram efectuadas pela Drª Marta Páscoa no dia 02/04/2019. Foi também adicionada a parte cava de V 2 que se encontrava na cota G2-044, esta alteração foi realizada no dia 09/05/2019.
Referências: 
ALEGRIA, José Augusto - Biblioteca do Palácio Real de Vila Viçosa. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1989.
BUDAZ, Rogerio - Teatro e Musica na America Portuguesa. Ópera e teatro musical no Brasil (1700-1822): convenções, repertórios, raça, gênero e poder. Curitiba: Deartes / Universidade do Paraná, 2008, pp. 117-124.
CRANMER, David – Peças de um Mosaico, Temas da História da Música referentes a Portugal e ao Brasil. Lisboa: Centro de Estudos de Estética Musical, 2017, p. 146.
CRANMER, David - Os manuscritos de música teatral no Paço Ducal de Vila Viçosa, A ligação brasileira. Vila Viçosa: Callipole, Revista de Cultura, nº 17, p. 116 ed. Câmara Municipal de Vila Viçosa, 2009.
Autoria da informação: 
Rodrigo Teodoro de Paula, colab. Cláudia Véstia
Revisto por: 
David Cranmer
Imagens: