A.M. G2-046.pc

Cotas anteriores/Outras cotas : 
A.M. G2-089.d
A.M. G2-089.i
A.M. G2-117.16
Núcleo: 
G
Folha de rosto/Incipit textual: 
Le Donne Cambiate / Aria de Ernesta
Título normalizado: 
As Damas Trocadas / Le donne cambiate
Autoria da música: 
Marcos Antonio Portugal
Autoria da música normalizada: 
Autoria do texto: 
[Giuseppe Foppa adaptado por Giuseppe Caravita]
Autoria do texto normalizada: 
Língua do texto: 
Português
Tipo de documento: 
Parte(s) cava(s)
Subcategoria de documento: 
Apógrafo
Tipo de fonte: 
Manuscrita
CDU: 
782
Assunto: 
Óperas
Data: 
[Século XVIII]
Século(s): 
XVIII
Dimensões - Alt x Larg (cm): 
23,6 x 33,4 cm
Material: 
Papel
Notas de encadernação: 
Maços de folhas cosidos.
Foliação/Paginação: 
267 ff. (45+3+2+7+8+4+10+1+12+4+3+7+20+22+8+31+28+22+30)
Categoria: 
Polifonia
Conteúdo: 
Partes cavas da ópera As Damas Trocadas / Le Donne Cambiate
Vozes e instrumentação: 
Ernesta (S), Carlota (S), Lucindo (T), Biagio (B), Conte (B), Braz (B), Pelegrino (B). fl 1 e 2, ob 1 e 2, cl 1 e 2, fag 1 e 2, cor 1 e 2, vl 1, vl 2, vla, bc.
Partes cavas: 
Parte de Ernesta, Parte de Pelegrino, Parte de Carlota, Parte de Lucindo, Parte de Biagio,  fl 1 e 2, ob 1 e 2, cl 1, 2, fag 1 e 2, cor 1, 2, cor 1, vl 1, vl 2, vla (2x), bc.
Tipo de notação musical: 
Moderna
Género: 
Ópera
Comentários/Notas Gerais: 
Partes cavas vocais e instrumentais da ópera As Damas Trocadas / Le Donne Cambiate, do compositor Marcos Portugal, sobre o libreto de Giuseppe Maria Foppa, adaptado por Giuseppe Caravita. A obra teve a sua estreia no Teatro San Moisè, em Veneza, no dia 22 de outubro de 1797. Em Portugal, teve a sua primeira representação em 1802, no Teatro da Rua dos Condes, em Lisboa, com o título em português "O Sapateiro". Em 1804, foi levada à cena nesse mesmo teatro e no Teatro do Salitre com o título "As Damas Trocadas". Na cidade do Rio de Janeiro, foi representada no ano de 1826. A esta cota foram adicionadas as partes de "Duetto" e "Quartetto" que se encontravam na cota G2-089.d e G2-089.i, foram também adicionadas as partes de Lucindo, Carlota e vla que se encontravam na cota G2-117.16, estas alterações foram realizadas no dia 10/05/2019.
Referências: 
ALEGRIA, José Augusto - Biblioteca do Palácio Real de Vila Viçosa. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1989. pp. 173-174.
CRANMER, David - Opera in Portugal 1793-1828: a study in repertoire and its spread, Tese de Doutoramento, vol. 1, Lisboa: Universidade Nova de Lisboa, 1997, pp. 105-106, 208-209 e 211.
CRANMER, David - Opera in Portugal 1793-1828: a study in repertoire and its spread, Tese de Doutoramento, vol. 2 (Appendices & Index). Lisboa: Universidade Nova de Lisboa, 1997, p. 274.
CRANMER, David – Peças de um Mosaico, Temas da História da Música referentes a Portugal e ao Brasil. Lisboa: Centro de Estudos de Estética Musical, 2017, pp. 151, 178-182.
CRANMER, David - Os manuscritos de música teatral no Paço Ducal de Vila Viçosa, A ligação brasileira. Vila Viçosa: Callipole, Revista de Cultura, nº 17, p. 116 ed. Câmara Municipal de Vila Viçosa, 2009.
PORTUGAL, Marcos As Damas Trocadas . Lisboa 94, Capital Europeia da Cultura.
Autoria da informação: 
Rodrigo Teodoro de Paula, colab. Cláudia Véstia
Revisto por: 
David Cranmer
Imagens: