A.M. G2-086.02.pc

Cotas anteriores/Outras cotas : 
A.M. G2-086b
A.M. G2-117.23
Núcleo: 
G
Folha de rosto/Incipit textual: 
Quinteto / de / D. João Criado / de si mesmo
Título normalizado: 
D. João Alvarado criado de si mesmo
Autoria da música: 
Sem atribuição de autoria
Autoria do texto: 
[Nicolau Luis da Silva]
Autoria do texto normalizada: 
Língua do texto: 
Português
Tipo de documento: 
Parte(s) cava(s)
Subcategoria de documento: 
Apógrafo
Tipo de fonte: 
Manuscrita
CDU: 
784.2
Assunto: 
Árias, excertos vocais de obras mais longas
Data: 
[Século XIX]
Século(s): 
XIX
Dimensões - Alt x Larg (cm): 
24,3 x 33,6 cm; 32 x 23 cm
Material: 
Papel
Notas de encadernação: 
Maços de folhas cosidos.
Foliação/Paginação: 
72 ff. (16+2+2+2+3+1+1+1+1+2+2+1+1+1+1+1+1+2+1+1+1+2+1+2+1+2+1+3+1+2+8+2+2+1)
Descrição das Marcas de Água: 
G A F; 3 crescentes
Inscrições e Marcas: 
"Casa da Opera" (Quinteto); "não canta" (Parte de D. Lopo)
História custodial: 
Ópera Nova, Rio de Janeiro.
Categoria: 
Polifonia
Conteúdo: 
Partes cavas vocais e instrumentais de D. João Alvorado, criado de si mesmo.
Vozes e instrumentação: 
D. Ignes (S), Beatris (S), Sancho (S), D. João (S), D. Lopo (T), D. Fernando (B). ob 1 e 2, cor 1 e 2, vl 1, vl 2, bc.
Partes cavas: 
Parte de Dona Ignes, Parte de Dom Lopo, Parte de Dom Fernando, Parte de Beatris, D. João, ob 1 e 2, cor 1 e 2, vl 1, vl 2, b (2x).
Tipo de notação musical: 
Moderna
Género: 
Comédia portuguesa
Comentários/Notas Gerais: 
Partes cavas vocais e instrumentais de "D. João Alvorado o criado de si mesmo", comédia de Nicolau Luís da Silva publicada em 1782 e posta em música por autor desconhecido.  O conjunto manuscrito é proveniente da chamada Ópera Nova, do Rio de Janeiro e não está completo.
Referências: 
ALEGRIA, José Augusto - Biblioteca do Palácio Real de Vila Viçosa. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1989, p. 181.
CRANMER, David – Peças de um Mosaico, Temas da História da Música referentes a Portugal e ao Brasil. Lisboa: Centro de Estudos de Estética Musical, 2017, p. 19.
Autoria da informação: 
Rodrigo Teodoro de Paula, colab. Cláudia Véstia
Revisto por: 
David Cranmer
Imagens: