A.M. G2-090.14.pc

Cotas anteriores/Outras cotas : 
A.M. G2-090o
Núcleo: 
G
Folha de rosto/Incipit textual: 
Duetto 
Título normalizado: 
Duetto "Saloia insolente" (A Saloia Namorada)
Autoria da música: 
[António Leal Moreira]
Autoria da música normalizada: 
Autoria do texto: 
[Domingos Caldas Barbosa]
Autoria do texto normalizada: 
Registo(s) parente: 
Língua do texto: 
Português
Tipo de documento: 
Parte(s) cava(s)
Partitura
Subcategoria de documento: 
Apógrafo
Tipo de fonte: 
Manuscrita
CDU: 
782
Assunto: 
Música dramática
Óperas
Data: 
[1793]
Século(s): 
XVIII
Dimensões - Alt x Larg (cm): 
24,7 x 30,6 cm
Material: 
Papel
Notas de encadernação: 
Maços de folhas cosidos.
Foliação/Paginação: 
6 ff. (3+1+1+1)
Categoria: 
Polifonia
Conteúdo: 
Partes cavas instrumentais de "Saloia Insolente", dueto da farsa A Saloia Namorada ou o Remédio é Casar.
Vozes e instrumentação: 
Albina (S), Saloia (S). vl 1, vl 2, bc.
Partes cavas: 
Dueto (SS, bc), vl 1, vl 2, bc.
Tipo de notação musical: 
Moderna
Género: 
Farsa portuguesa
Modo/Tonalidade: 
Sol M
Comentários/Notas Gerais: 
Partes cavas vocais e instrumentais de "Saloia Insolente", dueto da farsa A Saloia Namorada, composta por António Leal Moreira, sobre o libreto de Domingos Caldas Barbosa (o Lereno Selencintino da Arcádia de Roma). A farsa teve a sua estreia no Teatro de São Carlos, em 1793, sob a direção do próprio compositor, então director musical do teatro. O libreto encontra-se disponível na Biblioteca Digital Nacional https://purl.pt/32904/1/html/index.html#/1. O dueto "Saloia Insolente", da mesma farsa, encontra-se no A.M. G 2-011. Vide o campo "Registo(s) Parente".
Referências: 
ALEGRIA, José Augusto - Biblioteca do Palácio Real de Vila Viçosa. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1989, p. 185.
BERNARDES, Ricardo - The Musical Farça "A Saloia Namorada" (1793) by António Leal Moreira and Domingos Caldas Barbosa in the Context of late Eighteeth-Century Opera in Portugal. The University of Texas at Austin, 201.
CRANMER, David – Peças de um Mosaico, Temas da História da Música referentes a Portugal e ao Brasil. Lisboa: Centro de Estudos de Estética Musical, 2017, pp. 22 e 128.
Autoria da informação: 
Rodrigo Teodoro de Paula, colab. Cláudia Véstia
Revisto por: 
David Cranmer
Imagens: