A.M. B-125.04.pc

Cotas anteriores/Outras cotas : 
Maço CXXV-4
Núcleo: 
B
Folha de rosto/Incipit textual: 
De 1ª athe 5ª / Orgão Terceiro
Título normalizado: 
5 Sinfonias
Autoria da música: 
Tiovanti [Fioravanti?], Cimarosa
Autoria da música normalizada: 
Tipo de documento: 
Parte(s) cava(s)
Subcategoria de documento: 
Apógrafo
Tipo de fonte: 
Manuscrita
CDU: 
783
Assunto: 
Música sacra instrumental
Século(s): 
XIX
Informações de Publicação: 
Dimensões - Alt x Larg (cm): 
22,4 x 31,6 ou menor
Material: 
Papel
Foliação/Paginação: 
32 ff. (14+18)
Inscrições e Marcas: 
"De 1º athe 5º", "Tiovanti", "Cimarosa" (org 3)
História custodial: 
Obras certamente destinadas à Real Basílica de Mafra.
Categoria: 
Polifonia
Conteúdo: 
5 sinfonias. Versões arranjadas para os órgãos de Mafra. 
Vozes e instrumentação: 
[org 1, org 2] org 3, org 4 [?]
Partes cavas: 
org 3, org 4
Tipo de notação musical: 
Moderna
Género: 
Sinfonia
Modo/Tonalidade: 
Dó M
Ré M
Comentários/Notas Gerais: 
Conjunto incompleto. Há somente as partes cavas dos 3º (1º, 2º e 3º sinfonias) e 4º órgãos (3º, 4º e 5º sinfonias). Para a 1º sinfonia, está identificada na parte do 3º órgão o nome "Fiovanti", que poderá fazer referência ao compositor Valentino Fioravanti. Para a 2º, também na parte do 3º órgão, está identificado o nome do compositor Domenico Cimarosa. As restantes sinfonias não possuem autoria identificada. A tonalidade das 3º sinfonia, na parte cava do 3º órgão, não corresponde à do 4º órgão, indicando tratar-se de obras distintas. A prática da música instrumental em contextos litúrgicos, incluindo versões de sinfonias e aberturas de ópera, está sobretudo associada às festividades mais representativas/solenes e de maior impacto sociopolítico. Obras certamente destinadas à Real Basílica de Mafra.
Referências: 
ALEGRIA, José Augusto - Biblioteca do Palácio Real de Vila Viçosa. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1989, p. 91.
Autoria da informação: 
Rodrigo Teodoro de Paula, colab. Cláudia Véstia
Imagens: