Leal, Eleutério Franco

Datas: 
c. 1758 - c. 1840
Função: 
Compositor
Copista
Observações: 
De DicBio, vol. II, 15-6: «Mestre da Capella Patriarchal e professor no seminario de musica durante os uhimos annos do seculo XVIII e principio do seculo XIX. Era tambem organista e professor de piano. Em 1819 já não fazia serviço, «achando-se valetudinario por molestias chronicas que padece, segundo as expressões de uma carta do conego Alando de Menezes, inspector do Seminario. Todavia viveu ainda mais de vinte annos, falleceo pouco depois de 1839. Escreveu sómente musica religiosa, na maior parte de tra- balho ligeiro. no estylo italiano commum. E' todavia bem es- cripta, com facilidade e correcção, tendo muitos pontos de si rnilhança com a musica de Marcos Portugal e acusando a fonte onde ambos beberam, que foi a escola napolitana trazida por David Perez. No archivo da Sé guardam-se ainda as seguintes composições de Franco Leal; tres missas a quatro vozes e orgão; tres psalmos de vesperas, a quatro vozes e orgão, e uma symphonia. Tenho a partitura autographa de um responsorio das matinas de Nossa Senhora, a quatro vozes, orgáo e dois violoncellos, com a data de 1817. Possuo tambem um credo a quatro vozes com violetas, flautas, fagottes, violoncellos, clarins, trompas; trombone, timpanos e orgão. Na Bibliotheca Nacional existe um livro manuscripto que elle fez para servir de estudo aos alumnos do Seminario, tendo este titulo: «Regras de Acompanhar. Para uso do Real Seminario da Santa Igreja Patriarchal do Senhor Eleuterio Franco Leal.»
A parte theorica d'este livro é insignificantissima, contendo apenas as regras para acompanhar os sete graus da escala (cuja formula se denominava «regra de oitava»), e ensinando, muito pelo alto. a fazer as ligaduras ou retardes. Em compensação ·porém doesta pobreza thcorica, contém abundantes exercicios praticos de contraponto e fuga, a duas, tres e quatro vozes, primorosamente escriptos, em todos os tons até quatro suistenidos e até quatro bemoes. É um exemplar muito interessante para conhecimento do systema de ensino usado noaquella epoca, e para attestar que o seu auctor era um bom contrapontista.»
Data da última revisão: 
Friday, September 17, 2021

Fontes em que é autor da música

Mostrando 1 - 10 de 16
Fonte Tipo de documento
A.M. B-035.aut
  • Partitura
A.M. B-104.aut
  • Parte(s) cava(s)
A.M. B-104.pc
  • Parte(s) cava(s)
A.M. B-105
  • Partitura
A.M. B-105.pc
  • Parte(s) cava(s)
A.M. B-106.01
  • Partitura
A.M. B-106.01.pc
  • Parte(s) cava(s)
A.M. B-106.02.pc
  • Parte(s) cava(s)
A.M. B-106.03.pc
  • Parte(s) cava(s)
A.M. B-107.01
  • Partitura

Pages