A.M. B-100.01.pc

Cotas anteriores/Outras cotas : 
Maço C-1
Núcleo: 
B
Folha de rosto/Incipit textual: 
Violini 1º / Missa e Credo; / Kirie e Gloria / Pastorela / Da Composição do S. P. Mestre, F.r J. Marques e S.a Arranjada / para meio Instrumental, por seu discipulo, Manoel Innocencio / dos Santos, Mestre da Real Camara / 1853
Título normalizado: 
Missa Pastorela
Autoria da música: 
F.r Joze Marques e S.a / F. J. Marques e S.a / Fr. Joze Marques / F. J. Marques
Autoria da música normalizada: 
Autoria do texto normalizada: 
Registo(s) parente: 
Língua do texto: 
Latim
Tipo de documento: 
Parte(s) cava(s)
Subcategoria de documento: 
Apógrafo
Tipo de fonte: 
Manuscrita
CDU: 
783
Assunto: 
Música sacra
Data: 
1829 / 1853
Século(s): 
XIX
Dimensões - Alt x Larg (cm): 
29,3 x 21,4 ou menor; 30,4 x 21,8 ou menor; 21,7 x 29,9 ou menor
Material: 
Papel
Notas de encadernação: 
n/a
Foliação/Paginação: 
172 ff. (8+8+8+9+9+9+10+9+9+9+9+8+5+7+7+4+5+6+11+7+11+4)
Inscrições e Marcas: 
"Angélica" [a lápis] (S), "M. Salomé" [a lápis] (S), "Roza" [a lápis] (S), "Regínido (?)" , "Primeiro" [a lápis] (T), "Freitas" [a lápis] (vl 1), "Esta parte não serve só com Organo" [a lápis] (b). "Je Lour.ço cop. an. 1855" (vlc).
Categoria: 
Polifonia
Ocasião litúrgica: 
Missa
Conteúdo: 
KGCSA
Vozes e instrumentação: 
SATB, org, b.c.
Partes cavas: 
S conc. (3x), A conc. (3x), T conc., vl 1, vl 2, vla, vlc (3x), b, b (sem org.), fl 1, fl 2, ob 1, ob 2, fg, cor 1, cor 2, timp.
Tipo de notação musical: 
Moderna
Género: 
Missas
Modo/Tonalidade: 
Dó M
Comentários/Notas Gerais: 
Conjunto incompleto: falta a parte cava vocal do baixo. A partitura autógrafa desta missa encontra-se custodiada na seção de música da Biblioteca Nacional de Portugal (P-Ln F.C.R. 198//28). Vide o campo "Catálogo(s)". Uma versão ampliada foi realizada, em 1853, por Manuel Innocencio dos Santos, Mestre da Real Câmara e discipulo de Fr. José Marques e Silva, conforme indicado nas partes cavas. Vide o campo "Registo(s) Parente". Constata-se uma longevidade interpretativa desta obra a partir da indicação, no frontispício das partes cavas do violoncelo e do basso, que José Lourenço realizou, em 1855, duas cópias para esses instrumentos.
Referências: 
ALEGRIA, José Augusto - Biblioteca do Palácio Real de Vila Viçosa. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1989, p. 82.
VAZ, João - A obra para órgão de Fr. José Marques e Silva (1782-1837) e o fim da tradição organística portuguesa no Antigo Regime. Tese de Doutoramento. Évora: Universidade de Évora, 2009, vol. 2, p. 213.
Autoria da informação: 
Rodrigo Teodoro de Paula, colab. Cláudia Véstia
Imagens: