A.M. G2-040

Núcleo: 
G
Folha de rosto/Incipit textual: 
Atto Terzo Scena Pmã / Artaserse, e Arbace
Título normalizado: 
Artaserse (3º acto)
Autoria da música: 
[Marcos Portugal]
Autoria da música normalizada: 
Autoria do texto: 
[Pietro Metastasio, modificado por Giuseppe Caravita]
Autoria do texto normalizada: 
Língua do texto: 
Italiano
Tipo de documento: 
Partitura
Subcategoria de documento: 
Apógrafo
Tipo de fonte: 
Manuscrita
CDU: 
782
Assunto: 
Óperas
Data: 
[1806]
Século(s): 
XIX
Dimensões - Alt x Larg (cm): 
21,4 x 29,2 cm
Material: 
Papel
Notas de encadernação: 
Encadernação inteira em cartão revestido por papel decorado com motivos fitomórficos. Corte salpicado de vermelho.
Foliação/Paginação: 
ii+61 ff.+ii
Decoração: 
Encadernação inteira em cartão revestido por papel decorado com motivos fitomórficos.
Inscrições e Marcas: 
"Marcos Portugal ? / 1806 no Teat. S. Carlos / Lx." (folha de guarda inicial)
Categoria: 
Polifonia
Conteúdo: 
Partitura do terceiro acto da ópera Artaserse.
Vozes e instrumentação: 
Artaserse (S), Arbace (S), Megabise (S), Mandane (S), Semira (S), Artabano (T), SSST, ob 1 e 2, [fg 1 e 2], [tr 1 e 2], cor 1 e 2, vl 1, vl 2, vla, bc (vlc, cb).
Tipo de notação musical: 
Moderna
Género: 
Ópera
Comentários/Notas Gerais: 
Partitura do terceiro acto da ópera Artaserse, de Marcos Portugal, sobre o libreto de Pietro Metastásio, com a adaptação de Giuseppe Caravita. A obra, composta em benefício da soprano Eufemia Echart, teve a sua estreia no Real Teatro de São Carlos, durante o outono de 1806, com a direcção do próprio compositor. Outros actos desta obra encontram-se custodiados na Biblioteca do Palácio Nacional da Ajuda, sendo: P-La 47-II-17 a 18 (Bertoni-acto II) e P-La 47-II-45 (Cimarosa-acto I). Na Biblioteca Nacional de Portugal encontram-se diversos manuscritos avulsos da ópera: Sinfonia (pianoforte) – P-Ln F.C.R. 168//13; Sinfonia (pianoforte) – P-Ln F.C.R. 168//14; Quintetto É confusa la mia mente – P-Ln F.C.R. 168//54; Frenar non posso il pianto – P-Ln F.C.R. 168//107; Sinfonia (pianoforte) – P-Ln M.M. 245//5; Dueto Per che non vieni ò morte (Artabano e Arbace) – P-Ln M.M. 245//6; Frenar non posso il pianto – P-Ln M.M. 245//7; Acto 1, Cena 1 Oh, come volano i bei momenti – P-Ln M.M. 259//2; Per qual paterno amplesso . Árias S (Arbace) – P-Ln M.M. 330//3; Sono desta, oppur traveggo! – P-Ln M.M. 330//5; No, sperar più non possaio  – P-Ln M.M. 434; Sinfonia (partitura orquestra) – P-Ln  M.M. 4152//1-10. Na Biblioteca Pública de Évora, existe uma redução ao piano da Sinfonia da ópera (P-EVp - Manuscritos 134). Vide o campo "Catálogo(s)". O libreto da ópera está disponível digitalmente pela Library of Congress: https://www.loc.gov/resource/music.musschatz-14500/?sp=1&st=gallery
Referências: 
ALEGRIA, José Augusto - Biblioteca do Palácio Real de Vila Viçosa. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1989, p. 172.
CRANMER, David - Opera in Portugal 1793-1828: a study in repertoire and its spread, Tese de Doutoramento, vol. 1. Lisboa: Universidade Nova de Lisboa, 1997, pp. 174.
CRANMER, David - Opera in Portugal 1793-1828: a study in repertoire and its spread, Tese de Doutoramento, vol. 2 (Appendices & Index). Lisboa: Universidade Nova de Lisboa, 1997, p. 239.
Autoria da informação: 
Rodrigo Teodoro de Paula, colab. Cláudia Véstia
Revisto por: 
David Cranmer
Imagens: