A.M. G2-051

Cotas anteriores/Outras cotas : 
A.M. G2-117.04
A.M. G2-051b
Núcleo: 
G
Folha de rosto/Incipit textual: 
Demofonte
Título normalizado: 
Demofonte
Autoria da música: 
Pasquale Anfossi
Giuseppe de Majo
Pietro Alessandro Guglielmi
Niccolò Jomelli
Luigi Marescalchi
David Perez
Giuseppe Sarti
Tommaso Traetta
Autoria do texto: 
[Metastásio]
Autoria do texto normalizada: 
Língua do texto: 
Italiano
Tipo de documento: 
Parte(s) cava(s)
Subcategoria de documento: 
Apógrafo
Tipo de fonte: 
Manuscrita
CDU: 
782
Assunto: 
Música dramática
Século(s): 
XVIII
XIX
Dimensões - Alt x Larg (cm): 
23,7 x 33,2 cm
Material: 
Papel
Notas de encadernação: 
Maços de folhas cosidos.
Foliação/Paginação: 
205 ff. (82+16+6+10+26+23+1+2+1+38)
Descrição das Marcas de Água: 
Brasão; 3 crescentes;
Inscrições e Marcas: 
"Sera de Marcos Portugal?" [a lápis]; "Bartolino" (folha de rosto da parte de Demofonte); Identificação dos seguintes cantores nas demais partes cavas: "S.ra Joaquina"; "S.ra Ignacia"; "S.r Manoelinho"; "S.r Pedro", S.r M.el Roiz"; "S.ra Luiza"; S.ra Paola" / "Paula"; "S.ra Rozinha".
História custodial: 
Rio de Janeiro
Categoria: 
Polifonia
Conteúdo: 
Partes cavas da ópera (pastiche) "Demofonte"
Vozes e instrumentação: 
Madama (S), Sandra (S), Franchetto (T), Demofoonte (B), Barone (B), ob 1 e 2, cor 1 e 2, vl 1, vl 2, vla, basso.
Partes cavas: 
Parte do quinteto ( Madama, Sandra, Franchetto, Demofoonte e Barone), ob 1, 2, cor 1, 2, vl 1, vl 2, violetta, basso.
Tipo de notação musical: 
Moderna
Género: 
Ópera
Comentários/Notas Gerais: 
Conjunto de partes cavas da ópera Demofonte, de autor anónimo. Trata-se de um pastiche, adaptado a partir do libreto de Metastásio, com a reunião de árias de compositores italianos, nomeadamente Pasquale Anfossi, Giuseppe de Majo, Pietro A. Guglielmi, Niccolò Jomelli, Luigi Marescalchi, David Perez, Giuseppe Sarti e Tommaso Traetta. Nomes dos intérpretes ativos na cidade do Rio de Janeiro estão identificados nas partes cavas, o que indica o uso desses manuscritos em terras brasileiras. A esta cota foram adicionadas as partes cavas de viola e de basso que se encontravam na cota G2-117.04, esta alteração foi realizada no dia 20/05/2019. Como consta no próprio documento a cota G2-051 surgiu da junção das cotas G2-051b e G2-117.04.
Referências: 
ALEGRIA, José Augusto - Biblioteca do Palácio Real de Vila Viçosa. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1989. p. 174.
BUDAZ, Rogério - Demofonte: A Luso-Brazilian Pastiche? In Diagonal. an ibero-american music review. vol. 1, nº 2, 2016, pp. 52-81.
CRANMER, David – Peças de um Mosaico, Temas da História da Música referentes a Portugal e ao Brasil. Lisboa: Centro de Estudos de Estética Musical, 2017, pp. 154-155.
CRANMER, David - Os manuscritos de música teatral no Paço Ducal de Vila Viçosa, A ligação brasileira. Vila Viçosa: Callipole, Revista de Cultura, nº 17, p. 116 ed. Câmara Municipal de Vila Viçosa, 2009.
Autoria da informação: 
Rodrigo Teodoro de Paula, colab. Cláudia Véstia
Revisto por: 
David Cranmer
Imagens: