A.M. B-128.05.7.pc

Cotas anteriores/Outras cotas : 
Maço CXXVIII-[V-7]; Maço CXXVIII-[V-13]
Núcleo: 
B
Folha de rosto/Incipit textual: 
Alto 1.º Coro. A 8
Título normalizado: 
Te Deum a 8
Autoria da música: 
[Domenico Scarlatti]
Autoria da música normalizada: 
Autoria do texto normalizada: 
Registo(s) parente: 
Língua do texto: 
Latim
Tipo de documento: 
Parte(s) cava(s)
Subcategoria de documento: 
Apógrafo
Tipo de fonte: 
Manuscrita
CDU: 
783
Assunto: 
Música sacra
Século(s): 
XVIII
Material: 
Papel
Foliação/Paginação: 
4 ff. (2+2)
Categoria: 
Polifonia
Conteúdo: 
Te Deum Laudamus
Vozes e instrumentação: 
SATB, SATB, org
Partes cavas: 
S 1, A 1
Tipo de notação musical: 
Moderna
Género: 
Hinos
Modo/Tonalidade: 
Dó M
Comentários/Notas Gerais: 
Somente a parte cava vocal do Soprano 1 (que encontrava-se no A.M. B-128.05.13.pc) e do Contralto 1 do Te Deum a 8, do compositor Domenico Scarlatti. Apresenta variação do texto em relação a outras cópias. Um conjunto completo da obra, da mão de outro copista, encontra-se no A.M. B-113.06.pc. Vide o campo "Registo(s) Parente". A referência mais antiga relacionada ao Te Deum a 8 vozes de Domenico Scarlatti, consta no "Breve rezume de tudo o que se canta en cantochaõ, e canto de orgaõ pellos cantores na santa igreja patriarcha" (1722-1724) (P-La 49-I-59). Cópias manuscritas deste Te Deum encontram-se custodiadas no Arquivo da Fábrica da Sé Patriarcal (P-Lf Ms.198/3), na Biblioteca Nacional de Portugal (P-Ln M.M. 2320//1-14 e P-Ln C.N. 50//2) e no Arquivo da Sé de Évora (P-EVc Ms. Te Deum no32). Vide o campo "Catálogo(s)". João Pedro Alvarenga identificou ainda uma cópia no Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, em Guimarães (P-G 92) (Alvarenga, 1997/98, 132). 
Referências: 
ALEGRIA, José Augusto - Biblioteca do Palácio Real de Vila Viçosa. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1989, p. 87 e 92.
ALVARENGA, João Pedro – Domenico Scarlatti, 1719-1729: o período português. In Revista Portuguesa de Musicologia, Lisboa, 1997/98, Vol. 7-8, pp. 95-132.
DE PAULA, Rodrigo T. - Sons de morte e glória: a sonoridade ritual das cerimónias da Quebra dos Escudos e da Aclamação, realizadas em Évora (1521-1750), In Sonoridades Eborenses. Vila Nova de Famalicão: Edições Humus, 2021, pp. 66-67.
Autoria da informação: 
Rodrigo Teodoro de Paula
Imagens: