A.M. G2-008

Cotas anteriores/Outras cotas : 
A.M. G2-117.06
Núcleo: 
G
Folha de rosto/Incipit textual: 
Tenor
Título normalizado: 
O Desertor Francês
Autoria da música: 
[Giuseppe Gazzaniga]
Autoria da música normalizada: 
Autoria do texto: 
Versão em português, sem atribuição de autoria
Língua do texto: 
Português
Tipo de documento: 
Parte(s) cava(s)
Subcategoria de documento: 
Apógrafo
Tipo de fonte: 
Manuscrita
CDU: 
782
Assunto: 
Óperas
Data: 
1800
Século(s): 
XVIII
XIX
Dimensões - Alt x Larg (cm): 
23,6 x 32,8 cm
Material: 
Papel
Notas de encadernação: 
Partes cavas em maços de folhas cosidos.
Foliação/Paginação: 
i+751 ff. (1+1+1+11+28+18+14+18+11+6+10+4+4+22+8+10+16+5+9+20+1+30+24+44+50+20+1+1+1+20+40+2+10+16+25+33+55+28+41+14+54+24).
Descrição das Marcas de Água: 
escudo/GM: AlMasso
escudo/GiorMagnani
escudo coroado com letras (ilegíveis) dispostas diagonalmente  
Inscrições e Marcas: 
"Desertor Francês" (folha de rosto - pc cor); "Desertor Francês" (folha de rosto - pc vl 1); "Faltam / folhas no / final" (folha de rosto - pc bc);
História custodial: 
Esta partes cavas terão sido copiadas no Rio de Janeiro e usadas na chamada Ópera Nova (Teatro de Manuel Luiz), na primeira década do século XIX.
Categoria: 
Polifonia
Conteúdo: 
Ópera Il disertor francese, na tradução portuguesa publicado no libreto do Teatro de São Carlos, em Lisboa, em 1796, embora com as cenas 10 e 11 do 1º acto cortadas. Partes vocais de Rozinha, Eugénia, Condessa, Tenente, Aleixo, Coronel, D. Fabio, Cabo. Existem ainda as partes cavas correspondentes ao Tercetto do 1º Acto, Duetto 1º Acto, Final do 1º Acto, Terceto Final do 2º Acto, "Quinteto do 3º Acto", Final ultimo. Partitura d ponto. Nas partes instrumentais descritas no campo instrumentação, a parte de Flauta tem a parte de apenas duas cantorias, a de clarinete de apenas uma.
Vozes e instrumentação: 
Eugenia (S), Rosinha (S), Condessa (A), Aleixo (T), Tenente (T), D. Fábio (B), Cabo (B), Coronel (B), 2 ob, 2 fg, 2 cor, vl 1, vl2, vla, basso (vlc, cb, bc).
Partes cavas: 
Eugenia (S), Rosinha (S), Condessa (A), Aleixo (T), Tenente (T), D. Fábio (B), Cabo (B), Coronel (B), Ponto, 2 ob, 2 fg, 2 cor, vl 1 (2x), vl2 (2x), vla, basso (vlc, cb, bc) 
Tipo de notação musical: 
Moderna
Género: 
Ópera
Comentários/Notas Gerais: 
Conjunto constituído por partes cavas da ópera O Desertor Francês. A autoria está atribuída, no catálogo impresso organizado pelo cónego Alegria (1989), ao compositor António Leal Moreira. Entretanto, trata-se de uma versão em português da ópera Il Disertor Francese (1779) do compositor Giuseppe Gazzaniga, levada à cena em Lisboa, no Real Teatro de São Carlos, sob a direção de Leal Moreira, em 1796. A atribuição ao compositor português deve-se ao libreto impresso da produção realizada no Teatro Carignano, em Turim, no verão de 1800, no qual aparece indicado "La Música è del celebre signor Maestro Leali all´attuale servizio di S. M. ir re di Portogallo". No mesmo ano, para a representação da ópera no Teatro alla Scala, em Milão, o libreto impresso também indicava "Il celebre Maestro Leali all´attual servizio della Corte di Portogallo". No Conservatório Giuseppe Verdi, encontram-se custodiados dois trios manuscritos que integraram a mesma ópera, atribuídos também ao "Maestro Leali", o que reforça a suposta autoria de Leal Moreira. Conforme apurou David Cranmer, as versões apresentadas em Turim e Milão são um pastiche da ópera de Gazzaniga, com a inclusão de um trio de Leal Moreira e, no caso de Milão, também uma ária de Cimarosa. O conjunto de Vila Viçosa certamente é uma adaptação da versão italiana apresentada no Real Teatro de São Carlos, para a representação, em língua portuguesa, nos teatros públicos de Lisboa (Teatro da Rua dos Condes e Teatro do Salitre), como era a praxe. O texto em português corresponde exatamente à tradução que aparece no libreto da produção do Teatro São Carlos (consultar: https://www.loc.gov/resource/music.musschatz-16307/?sp=3&st=image). A esta cota foram adicionadas as partes cavas de ob 1, 2, fag 1, 2, cor 1, 2, bc e ponto que se encontravam no A.M. G2-117.06, esta transferência foi efectuada no dia 19/03/2019.
Referências: 
ALEGRIA, José Augusto - Biblioteca do Palácio Real de Vila Viçosa. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1989, pp. 165-166. 
CRANMER, David - Os manuscritos de música teatral no Paço Ducal de Vila Viçosa, A ligação brasileira. Vila Viçosa: Callipole, Revista de Cultura, nº 17, p. 116 ed. Câmara Municipal de Vila Viçosa, 2009.
CRANMER, David - Opera in Portugal 1793-1828: a study in repertoire and its spread, Tese de Doutoramento, vol. 1 (Appendices & Index). Lisboa: Universidade Nova de Lisboa, 1997, p. 210-211.
Autoria da informação: 
Rodrigo Teodoro de Paula colab. Claudia Véstia
Revisto por: 
David Cranmer
Imagens: