A.M. G2-023.pc

Cotas anteriores/Outras cotas : 
A.M. G2-018
A.M. G2-117.63
Núcleo: 
G
Folha de rosto/Incipit textual: 
Parte de Climone
Título normalizado: 
La Pietá d'Amore
Autoria da música: 
Giuseppe Millico
Autoria da música normalizada: 
Autoria do texto: 
[Antonio Lucchesi]
Autoria do texto normalizada: 
Registo(s) parente: 
Língua do texto: 
Italiano
Tipo de documento: 
Parte(s) cava(s)
Subcategoria de documento: 
Apógrafo
Tipo de fonte: 
Manuscrita
CDU: 
782
Assunto: 
Óperas
Data: 
1782
Século(s): 
XVIII
Dimensões - Alt x Larg (cm): 
24,5 x 33,4 cm
Material: 
Papel
Notas de encadernação: 
Partes cavas em maços de folhas cosidos.
Foliação/Paginação: 
312 ff. (24+14+6+3+3+2+14+2+2+4+2+14+2+2+10+40+40+4+40+4+40+40).
Inscrições e Marcas: 
"Fagotto" a lápis (fg); "Climone / Azem / Morgana" (cor); "La pietá", "Milico", "P.a o Cravo" (basso); "La pietá" (basso).
Categoria: 
Polifonia
Conteúdo: 
Partes cavas da ópera La Pietá d´Amore
Vozes e instrumentação: 
Climene (S), Morgana (S), Alorgana (S), Orosmane (S), Amore (S), Azem (S), SATB, fl 1 e 2, ob 1 e 2, cl 1 e 2, cor 1 e 2, vl 1, vl 2, vla 1 e 2, fag 1 e 2, bassi (vlc, cb).
Partes cavas: 
Parte de Climene; Parte de Azem; S Coro Vienibeltá; T Coro Vienibeltá; B; fl 1 e 2; ob 1 (sinfonia); ob 2 (sinfonia), cl 1 e 2; fag (sinfonia+coro); cor 1 e 2 (sinfonia+coro); vl 1; vl 2; vla 1; vla 2 (sinfonia); basso.
Tipo de notação musical: 
Moderna
Género: 
Ópera
Comentários/Notas Gerais: 
Partes cavas da ópera La Pietá d´Amore, composta em 1782 pelo cantor (castrado) e compositor Giuseppe Millico, a partir do libreto de Antonio Lucchesi. Em Portugal, foi levada à cena no Teatro da Ajuda, em 18 de dezembro de 1783, dia do nome da rainha D. Maria I. Também foi levada à cena na chamada Ópera Nova, na cidade do Rio de Janeiro, na década de 1780. A partitura impressa foi publicada em 1782, mesmo ano da estreia em Nápoles (https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k318565j/f5.item). No Arquivo da Fábrica da Sé de Lisboa há um manuscrito da ária de Climene (acto 1), proveniente do Seminário da Patriarcal de Lisboa e usada, por essa instituição, para fins pedagógicos. Um exemplar impresso encontra-se custodiado na Biblioteca Nacional de Portugal (P-Ln F.C.R. 13 V.) Outras cópias manuscritas encontram-se custodiadas na Biblioteca del Conservatorio di musica Luigi Cherubini  (I-Fc  F.P.T.241) e na Staatsbibliothek  de Berlin  (D-B Mus.ms. 14447).A esta cota foram adicionadas as partes cavas de vl 2, T Coro Vienibeltá, B Coro Vienibeltá, Parte de Azem, Cor 1, 2 e cor 1, 2 Coro Vienibeltá que se encontravam na cota G2-117.63, esta alteração foi feita no dia 04/04/2019.
A esta cota também foi adicionada a parte de Climene que se encontrava na cota G2-018, tendo esta alteração sido realizada pelo Prof. David Cranmer no dia 20/08/2018.
Referências: 
ALEGRIA, José Augusto - Biblioteca do Palácio Real de Vila Viçosa. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1989, pp. 168-169.
CRANMER, David – Peças de um Mosaico, Temas da História da Música referentes a Portugal e ao Brasil. Lisboa: Centro de Estudos de Estética Musical, 2017, pp. 153-154.
CRANMER, David - Os manuscritos de música teatral no Paço Ducal de Vila Viçosa, A ligação brasileira. Vila Viçosa: Callipole, Revista de Cultura, nº 17, p. 116 ed. Câmara Municipal de Vila Viçosa, 2009.
Autoria da informação: 
Rodrigo Teodoro de Paula, colab. Cláudia Véstia
Revisto por: 
David Cranmer
Imagens: