A.M. G2-030.pc

Núcleo: 
G
Folha de rosto/Incipit textual: 
La Virtuosa in Mergellina / Scena IV. Atto 2º
Título normalizado: 
La virtuosa in Mergellina
Autoria da música: 
Pietro Guglielmi
Autoria da música normalizada: 
Autoria do texto: 
[Francesco Saverio Zini]
Autoria do texto normalizada: 
Registo(s) parente: 
Língua do texto: 
Italiano
Tipo de documento: 
Parte(s) cava(s)
Subcategoria de documento: 
Apógrafo
Tipo de fonte: 
Manuscrita
CDU: 
782
Assunto: 
Óperas
Data: 
[1785]
Século(s): 
XVIII
Dimensões - Alt x Larg (cm): 
23,3 x 30,4 cm
Material: 
Papel
Notas de encadernação: 
Partes cavas instrumentais com encadernação inteira em cartão revestido por papel decorado com motivos fitomórficos e lombada em pele onde se pode ler: "Vert. / I / 1710" (partitura final do primeiro acto) e "Vert. / I I / 1710" (partitura final do segundo acto). As partes cavas vocais são maços de folhas cosidos.
Foliação/Paginação: 
1760 ff. (4+4+14+14+12+14+6+6+65+63+64+62+64+64+58+63+4+5+8+7+12+4+2+4+6+5+15+16+16+16+16+4+8+8+4+6+4+4+5+10+10+7+4+4+2+33+30+60+60+59+60+60+60+10+6+6+9+6+6+10+4+ii+16+ii+ii+41+i+ii+36+i+14+14+ii+37+i+ii+41+i+i+39+i+ii+40+i+ii+42+i+ii+38+i+iii+39+i+ii+91+ii)
Decoração: 
Encadernação inteira em cartão revestido por papel decorado com motivos fitomórficos.
Inscrições e Marcas: 
Nomes dos cantores identificados nas partes cavas vocais: "Sig.r Rippa"; "Sig.r Totti"; "Sig.r Schetini"; "Sig.r Gelati"; "Sig.Manna"; "Sig.re Contucci"; "Sig.r Puzzi"; "Sig.re Antonio Puzzi"; "Sig.e Bartolini"; "S.ra Anna X.er"; "S.ra Lapa"; "S.ra Scaramelli"; "Scaramelli Lacomba"; "S.ra Escramelli"; "S.ra M.a C."; "Reis"; "S.r M.el Roiz"; "S.Luis Ignacio"; "S.r Gerardo"; "S.r João Reis"; "P.a o Ponto" a lápis (Finale acto I); "P.a o Ponto" a lápis (Finale acto II). 
Categoria: 
Polifonia
Conteúdo: 
Partes cavas vocais e instrumentais da ópera La Virtuosa in Mergellina.
Vozes e instrumentação: 
Adalinda (S), Doralba (S), Livietta (S), Rosmira (S), Lelio (S), D. Pancracio (B), D. Ercolino (B) Mercurio (B), fl 1 e 2, ob 1 e 2, fag, cor 1 e 2, vl 1, vl 2, vla, vlc, bc.
Partes cavas: 
Parte de Pancracio (1º e 2 º acto), Parte de Rosmira (1º e 2 º acto), Parte de Adalinda (1º e 2 º acto), Parte de Doralba (1º e 2 º acto), Parte de Mercurio (1º e 2 º acto), Parte de Livietta (1º e 2 º acto), Parte de Mergellina (1º e 2 º acto), Parte de Ercolino (1º e 2 º acto), Parte de Lelio (1º e 2 º acto), Final Sig.re Rippa (1º e 2 º acto), Final Sig.e Puzzi (1º e 2 º acto), Final Sig:re Gelati (1º e 2 º acto), Final Sig.r Totti (1º e 2 º acto), Final Sig.e Bartollino (1º e 2 º acto), Final Sig.re Schettini (1º e 2 º acto), Final Sig.e Contucci (1º e 2 º acto), Final Sig.r Manna (1º e 2 º acto), fl 1 e 2, ob 1 e  2, fag, cor 1 e 2, vl 1, vl 2, vla , vlc.
Tipo de notação musical: 
Moderna
Género: 
Ópera
Comentários/Notas Gerais: 
Partes cavas vocais e instrumentais da ópera La Virtuosa in Mergellina, do compositor Pietro Alessandro Guglielmi e libreto de Francesco Saverio Zini. A estreia da obra ocorreu no Teatro Nuovo de Nápoles, em 1785. Em Portugal, a ópera foi levada à cena no Teatro de Salvaterra, durante o carnaval de 1790 e, posteriormente, em 1793, no Real Teatro de São Carlos, em comemoração aos anos da rainha D. Maria I (17 de dezembro). Os nomes dos cantores estão identificados nas partes cavas vocais. Vide o campo "Inscrições e Marcas".
Referências: 
ALEGRIA, José Augusto - Biblioteca do Palácio Real de Vila Viçosa. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1989.
BRITO, Manuel Carlos de - Opera in Portugal in the eighteenth century. Cambridge: Cambridge University Press, 1989, p. 164.
CRANMER, David - Opera in Portugal 1793-1828: a study in repertoire and its spread, Tese de Doutoramento, vol. 1. Lisboa: Universidade Nova de Lisboa, 1997, pp. 159-160.
CRANMER, David - Opera in Portugal 1793-1828: a study in repertoire and its spread, Tese de Doutoramento, vol. 2 (Appendices & Index). Lisboa: Universidade Nova de Lisboa, 1997, p. 239.
LEMOS, Maria Luísa - Impressos Musicais da Biblioteca Geral da universidade de Coimbra Coimbra: Coimbra Editora Lda, 1980, p. 102
Autoria da informação: 
Rodrigo Teodoro de Paula, colab. Cláudia Véstia
Revisto por: 
David Cranmer
Imagens: