A.M. G2-078.02

Núcleo: 
G
Folha de rosto/Incipit textual: 
Sem informação
Título normalizado: 
Fragmento da ária "Pianta così che pare"  [Gioas, re di Giuda]
Autoria da música: 
[Pedro António Avondano]
Autoria da música normalizada: 
Autoria do texto: 
[Pietro Metastasio]
Autoria do texto normalizada: 
Língua do texto: 
Italiano
Tipo de documento: 
Partitura
Subcategoria de documento: 
Apógrafo
Tipo de fonte: 
Manuscrita
CDU: 
782
Assunto: 
Oratórias sacras
Data: 
[c.1762]
Século(s): 
XVIII
Dimensões - Alt x Larg (cm): 
22,7 x 30,6 cm
Material: 
Papel
Notas de encadernação: 
Maço de folhas cosido.
Foliação/Paginação: 
6 ff.
Categoria: 
Polifonia
Conteúdo: 
Partitura incompleta da ária "Pianta così che pare", da oratória Gioas re di Giuda.
Vozes e instrumentação: 
S, vl 1, vl 2, vla, bc.
Tipo de notação musical: 
Moderna
Género: 
Oratórias
Comentários/Notas Gerais: 
Partitura incompleta da ária "Pianta così che pare", da oratória Gioas re di Giuda, de Pedro António Avondano, a partir do libreto de Pietro Metastasio. Essa oratória teve a sua estreia em Hamburgo, no dia 5 de dezembro de 1763. Conforme a violinista e musicóloga Yskrena Yardanova apurou, a ária  identificada por ela apresenta-se numa versão ligeiramente modificada se comparada à versão que se encontra em Berlim (vide o campo "Catálogo(s)"). "No manuscrito alemão a ária é para tenor, enquanto naquele de Vila Viçosa é em clave de soprano, o que neste caso poderia significar uma adaptação da tessitura às necessidades das vozes disponíveis. A instrumentação é a mesma, contudo existem pequenas alterações de ritmo nas partes instrumentais" (Yardanova, 2013, vl 1, pp. 97-98).
Referências: 
ALEGRIA, José Augusto - Biblioteca do Palácio Real de Vila Viçosa. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1989, p. 179.
YARDANOVA, Iskrena Dimova - Contributos para o estudo da oratória em Portugal: contexto de criação, e edição crítica da "Morte d'Abel" de P. A. Avondano (1714-1782). Tese de Doutoramento, vol. 1. Évora: Universidade de Évora, 2013.
Autoria da informação: 
Rodrigo Teodoro de Paula, colab. Cláudia Véstia
Revisto por: 
David Cranmer
Imagens: