A.M. G2-081.02.pc

Núcleo: 
G
Folha de rosto/Incipit textual: 
De Trame Deluse Ballo / Traversieri
Título normalizado: 
Ballo - De Trame Deluse (?)
Autoria da música: 
Sem atribuição de autoria
Autoria do texto: 
sem identificação
Língua do texto: 
Italiano
Tipo de documento: 
Parte(s) cava(s)
Subcategoria de documento: 
Apógrafo
Tipo de fonte: 
Manuscrita
CDU: 
782.9
Assunto: 
Outras formas de música dramática: pantomimas, masques, bailados
Data: 
séc. XVIII/XIX
Século(s): 
XVIII
XIX
Dimensões - Alt x Larg (cm): 
23,6 x 32,2 cm
Material: 
Papel
Notas de encadernação: 
Maços de folhas cosidos.
Foliação/Paginação: 
92 ff. (2+6+4+4+4+4+8+10+10+6+6+6+6+8+8)
Inscrições e Marcas: 
"De Trame Deluse" (fl)
Categoria: 
Polifonia
Conteúdo: 
Partes cavas instrumentais de um bailado 
Vozes e instrumentação: 
fl 1 e 2, ob 1 e 2, tr 1 e 2, cor 1 e 2, vl 1, vl2, vla, basso
Partes cavas: 
fl 1 e 2, ob 1 e 2, tr 1, tr 2, cor 1, cor 2, vl 1 (3x), vl 2 (2x), vla, vlc, cb (2x)
Tipo de notação musical: 
Moderna
Género: 
Bailado
Modo/Tonalidade: 
Dó M
Comentários/Notas Gerais: 
Conjunto de partes cavas instrumentais de um bailado sem identificação de autoria. No frontispício da parte de flauta há a indicação "De Trame Deluse", que poderá fazer referência à ópera de Domenico Cimarosa levada à cena em 1790, no Teatro da Ajuda, em Lisboa, entre maio e junho de 1790. Outra representação foi realizada no Teatro de São Carlos, também em Lisboa, no dia 20 de maio de 1797. Na falta de maiores informações, somente é possível conjecturar a possibilidade desse bailado ter integrado alguma representação dessa ópera, como era a praxe da época. Essa obra não consta no catálogo impresso organizado por José Augusto Alegria (1989).
Referências: 
BRITO, Manuel Carlos de - Opera in Portugal in the eighteenth century. Cambridge: Cambridge University Press, 1989, p. 164.
CRANMER, David - Opera in Portugal 1793-1828: a study in repertoire and its spread, Tese de Doutoramento, vol. 2 (Appendices & Index). Lisboa: Universidade Nova de Lisboa, 1997, p. 253.
Autoria da informação: 
Rodrigo Teodoro de Paula, colab. Cláudia Véstia
Revisto por: 
David Cranmer
Imagens: