A.M. G2-088.01.1.pc

Núcleo: 
G
Folha de rosto/Incipit textual: 
Licenza. Rec.vo
Título normalizado: 
Licenza
Autoria da música: 
[Antonio Leal Moreira]
Autoria da música normalizada: 
Autoria do texto: 
sem identificação
Registo(s) parente: 
Língua do texto: 
Italiano
Português
Tipo de documento: 
Parte(s) cava(s)
Subcategoria de documento: 
Apógrafo
Tipo de fonte: 
Manuscrita
CDU: 
782.9
Assunto: 
Outras formas de música dramática: pantomimas, masques, bailados
Data: 
séc. XVIII/XIX
Século(s): 
XVIII
XIX
Dimensões - Alt x Larg (cm): 
23,4 x 32,2 cm
Material: 
Papel
Notas de encadernação: 
Maços de folhas cosidos e fólios avulsos.
Foliação/Paginação: 
48 ff. (5+3+2+4+1+1+4+4+4+4+4+4+3+5)
Inscrições e Marcas: 
"S.r Crucciatti / da Rainha (?)" (parte cava vocal em Italiano); "Elogio da S.ra Princesa Carlota" (parte cava de bc);
Dedicatórias (informação adicional): 
O texto em italiano refere-se à "Principessa Maria", mas nas partes cavas em que o texto está em português a referência é à "Princessa Carlota".
Categoria: 
Polifonia
Conteúdo: 
Partes cavas vocais e instrumentais do recitativo "Della Sovrana Prole" e da ária "Lo stuol che Apollo onora", que constituem a Licenza.
Vozes e instrumentação: 
B. ob 1 e 2, fag, cor 1, cor 2, vl 1, vl 2, vla, bc.
Partes cavas: 
B. ob 1 e 2, fag, cor 1, cor 2, vl 1 (3x), vl 2 (3x), vla, bc.
Tipo de notação musical: 
Moderna
Género: 
Obra ocasional
Modo/Tonalidade: 
Ré M
Comentários/Notas Gerais: 
Partes cavas e instrumentais de uma Licença da autoria do compositor António Leal Moreira. O texto em italiano parece ser dedicado à rainha D. Maria I e o que está em português à então princesa Carlota Joaquina. Esse conjunto é complementar à partitura autógrafa que possui somente o recitativo. Vide o campo "Registo(s) Parente". A parte cava vocal, com indicação de que foi cantada por Crucciati e a de viola são cópias feitas por Joaquim Casimiro da Silva. 
Referências: 
ALEGRIA, José Augusto - Biblioteca do Palácio Real de Vila Viçosa. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1989, p. 182.
CRANMER, David – Peças de um Mosaico, Temas da História da Música referentes a Portugal e ao Brasil. Lisboa: Centro de Estudos de Estética Musical, 2017, p. 149.
PACHECO, Alberto José Vieira - "As licenças dramáticas luso-brasileiras e a representação do eu"Revista Opus, vol. 27, n. 2, 2021. DOI 10.20504/opus2021b2709.
Autoria da informação: 
Rodrigo Teodoro de Paula, colab. Cláudia Véstia
Revisto por: 
David Cranmer
Imagens: