A.M. G2-088.03.pc

Cotas anteriores/Outras cotas : 
A.M. G2-088c
A.M. G2-117.05
Núcleo: 
G
Folha de rosto/Incipit textual: 
Acto P. Trombe em Dido
Título normalizado: 
Dido Abandonada
Autoria da música: 
Sem atribuição de autoria
Autoria do texto: 
[Pietro Metastasio]
Autoria do texto normalizada: 
Língua do texto: 
Português
Tipo de documento: 
Parte(s) cava(s)
Subcategoria de documento: 
Apógrafo
Tipo de fonte: 
Manuscrita
CDU: 
782
Assunto: 
Óperas
Data: 
séc. XVIII/XIX
Século(s): 
XVIII
XIX
Dimensões - Alt x Larg (cm): 
23,2 x 31,1 cm
Material: 
Papel
Notas de encadernação: 
Maços de folhas cosidos.
Foliação/Paginação: 
14 ff. (7+7)
Inscrições e Marcas: 
"copiadas"; af/198" (tr)
Categoria: 
Polifonia
Conteúdo: 
Partes cavas de trompete (1 e 2) e basso da ópera Dido Abandonada
Vozes e instrumentação: 
tr 1 e 2, basso
Partes cavas: 
tr 1 e 2, basso
Tipo de notação musical: 
Moderna
Género: 
Ópera
Comentários/Notas Gerais: 
Partes cavas instrumentais de trompete (1 e 2) e do basso de uma versão em português da ópera "Didone Abbandonata", cujo texto original é da autoria de Pietro Metastásio. O copista da parte de trompete parece ser o mesmo do material existente no Arquivo Curte Lange (BR-BHacl,10.5.18), inclusive o texto das sessões da ópera coincide com a tabela publicada por Rogério Budaz (2019, p. 129), o que, em termos conjecturais, pode indicar que essas partes cavas pertencem à versão em português da "Didone Abbandonata" de Pedro António Avondano.
Referências: 
ALEGRIA, José Augusto - Biblioteca do Palácio Real de Vila Viçosa. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1989, p. 183. 
BUDAZ, Rogério - Opera in the Tropics: Music and Theater in Early Modern Brazil. Oxford: Oxford University Press, 2019, pp. 126-129.
CRANMER, David – Peças de um Mosaico, Temas da História da Música referentes a Portugal e ao Brasil. Lisboa: Centro de Estudos de Estética Musical, 2017, p. 157.
Autoria da informação: 
Rodrigo Teodoro de Paula, colab. Cláudia Véstia
Revisto por: 
David Cranmer
Imagens: