A.M. B-066.01

Cotas anteriores/Outras cotas : 
Maço LXVI
Núcleo: 
B
Folha de rosto/Incipit textual: 
Missa dos de Funtos / Do Snr.e Nicola Jomeli / Acomodado para quatro Orgaons / Pello Snr.e António Puzzi Para a Real / Bazilica de Mafra anno de 1805
Título normalizado: 
Missa de Defunctus 
Autoria da música: 
Nicola Jomeli / António Puzzi (arr. para 4 orgãos)
Autoria da música normalizada: 
Autoria do texto normalizada: 
Registo(s) parente: 
Língua do texto: 
Latim
Tipo de documento: 
Partitura
Subcategoria de documento: 
Apógrafo
Tipo de fonte: 
Manuscrita
CDU: 
783
Assunto: 
Música sacra
Data: 
1805
Século(s): 
XIX
Dimensões - Alt x Larg (cm): 
22,5 x 31,6 ou menor
Material: 
Papel
Notas de encadernação: 
enc. com couro sobre papel, lombada com motivos zomórficos (mochos) e letras douradas sobre fundo vermelho onde se pode ler: "PARTETUR / D'MISSA / D'EFUNTOS" e Letras douradas sobre fundo de couro "MAFRA".
Foliação/Paginação: 
i+185 ff.+i
Categoria: 
Polifonia
Ocasião litúrgica: 
Missa
Conteúdo: 
Missa de Requiem (Intróito, K, Gradual, Tracto, Sequência, Ofertório, S, A, Lux aeterna, Libera me)
Vozes e instrumentação: 
BBBB, org 1, org 2, org 3, org 4
Tipo de notação musical: 
Moderna
Género: 
Requiem
Modo/Tonalidade: 
Ré M
Comentários/Notas Gerais: 
Escrito em 1756 em Estugarda, dedicada às exéquias da princesa Marie-Auguste von Thurn un Taxis, a missa de Requiem de Jommelli converteu-se em uma das obras fúnebres canônicas, em Portugal, a partir da década de 1770, recebendo diversos tipos de adaptações instrumentais e com uma longevidade interpretativa funcional até princípios do século XX. A versão para a Basílica de Mafra, realizada pelo compositor  Antonio Puzzi, em 1805, é transposta da tonalidade original (mi b M), para a tonalidade de ré M,  e acomodada para quatro dos órgãos da Basílica. Entretanto, a falta de informação nos manuscritos, assim como a falta de informações relacionadas com as intervenções sofridas nos instrumentos, a partir de 1807, dificulta a identificação dos quatro órgãos que deveriam estar operacionais em 1805. As cópias foram realizadas por ordem de João Diogo de Barros Leitão de Carvalhosa, Visconde de Santarém.
Referências: 
ALEGRIA, José Augusto - Biblioteca do Palácio Real de Vila Viçosa. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1989, p. 66.
DE PAULA, Rodrigo T. - Os sons da morte: estudo sobre a sonoridade ritual e o cerimonial fúnebre por D. Maria I, no Brasil e em Portugal (1816-1822), Tese de Doutoramento. Lisboa: Universidade Nova de Lisboa, pp. 92-102, 130-131.
DOTTORI, Maurício - The Church Music of Davide Perez and Niccolò Jommelli, with especial emphasis on funeral music.  Curitiba: DeArtes-UFPR, 2008.
Autoria da informação: 
Rodrigo Teodoro de Paula, colab. Cláudia Véstia
Imagens: