A.M. B-066.01.pc

Cotas anteriores/Outras cotas : 
Maço LXVI
Núcleo: 
B
Folha de rosto/Incipit textual: 
Messa / Do Snr / Nicola Jumeli / 1805
Título normalizado: 
Missa de Defunctus
Autoria da música: 
Niccolò Jommeli / António Puzzi (arr. para 4 orgãos)
Autoria da música normalizada: 
Autoria do texto normalizada: 
Língua do texto: 
Latim
Tipo de documento: 
Parte(s) cava(s)
Subcategoria de documento: 
Apógrafo
Tipo de fonte: 
Manuscrita
CDU: 
783
Assunto: 
Música sacra
Data: 
1805
Século(s): 
XIX
Dimensões - Alt x Larg (cm): 
32,9 x 23,5 ou menor
Material: 
Papel
Notas de encadernação: 
n/a
Foliação/Paginação: 
24 ff. (8+8+8)
Categoria: 
Polifonia
Ocasião litúrgica: 
Missa
Conteúdo: 
Missa de Requiem (Intróito, K, Gradual, Tracto, Sequência, Ofertório, S, A, Lux aeterna, Libera me)
Vozes e instrumentação: 
BBBB, org 1, org 2, org 3, org 4
Partes cavas: 
B 1, B 2, B 3
Tipo de notação musical: 
Moderna
Género: 
Requiem
Modo/Tonalidade: 
Ré M
Comentários/Notas Gerais: 
Conjunto incompleto. Existem apenas as partes cavas do B 1, B 2 e B 3. Escrito em 1756 em Estugarda, dedicada às exéquias da princesa Marie-Auguste von Thurn un Taxis, a missa de Requiem de Jommelli converteu-se em uma das obras fúnebres canônicas, em Portugal, a partir da década de 1770, recebendo diversos tipos de adaptações instrumentais e com uma longevidade interpretativa funcional até princípios do século XX. A versão para a Basílica de Mafra, realizada pelo compositor  Antonio Puzzi, em 1805, é acomodada para quatro dos órgãos da Basílica, na tonalidade de ré maior. Entretanto, a falta de informação nos manuscritos, assim como a falta de informações relacionadas com as intervenções sofridas nos instrumentos, a partir de 1807, dificulta a identificação dos quatro órgãos que deveriam estar operacionais em 1805. As cópias foram realizadas por ordem de João Diogo de Barros Leitão de Carvalhosa, Visconde de Santarém.
Referências: 
ALEGRIA, José Augusto - Biblioteca do Palácio Real de Vila Viçosa. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1989, p. 66.
DE PAULA, Rodrigo T. - Os sons da morte: estudo sobre a sonoridade ritual e o cerimonial fúnebre por D. Maria I, no Brasil e em Portugal (1816-1822), Tese de Doutoramento. Lisboa: Universidade Nova de Lisboa, pp. 92-102, 130-131.
DOTTORI, Maurício - The Church Music of Davide Perez and Niccolò Jommelli, with especial emphasis on funeral music.  Curitiba: DeArtes-UFPR, 2008.
Autoria da informação: 
Rodrigo Teodoro de Paula, colab. Cláudia Véstia
Imagens: