A.M. G2-022

Núcleo: 
G
Folha de rosto/Incipit textual: 
Il Serraglio d'osmano / Opera Buffa / Del Sig Giuseppe Gazzaniga / Adornata di Vari pezzi / Del Sig.re Ant. Leal Mor:a
Título normalizado: 
Il Serraglio d' Osmano
Autoria da música: 
Giuseppe Gazzaniga / Ant. Leal Mor:a
Autoria da música normalizada: 
Autoria do texto: 
[Giovanni Bertati]
Registo(s) parente: 
Língua do texto: 
Italiano
Tipo de documento: 
Partitura
Subcategoria de documento: 
Apógrafo
Tipo de fonte: 
Manuscrita
CDU: 
782
Assunto: 
Música dramática
Óperas
Data: 
[1784]
Século(s): 
XVIII
Dimensões - Alt x Larg (cm): 
24,5 x 33,9 cm
Material: 
Papel
Notas de encadernação: 
Maços de folhas cosidos.
Foliação/Paginação: 
410 ff. (152+20+22+6+16+44+30+6+8+12+14+10+16+6+8+18+20+2)
Descrição das Marcas de Água: 
3 crescentes
Inscrições e Marcas: 
"Sig. Bianchi" (fol. 137- acto 1)"!I. ai. F" (Quartetto (acto 2); "I. ah. F" (Finale secondo); "Como no spartito não há ária no Acto 1 Aria para Rosana se tomou esta de / Cimarosa e se adaptarão as palavras" (Recc.o ed aria Rosana - acto 1);
Categoria: 
Polifonia
Conteúdo: 
Ópera Il Serraglio d´Osmano ou Il Palazzo d´Osmano - 1º acto: 1º acto; Ária de Feda (Leal Moreira); Ária de Paolino (Leal Moreira);  Ária de Ali; Ária de Nachor; Áría de Osmano;  - 2º acto: recitativo e ária de Rosana; Duetto Rosana e Nachor (Leal Moreira); "Brindise"; Quartetto: Rosana, Paolino, Osmano, Nachor (Leal Moreira)(2x);  Finale; Ária Zaida (Leal Moreira); Ária Paolino (Leal Moreira); Cavatina Paolino; Ária de Ali; Ária de Nachor; Marcha. 
Vozes e instrumentação: 
Recha (S), Rosana (S), Zaida (S), Feda (S, Paulino (T), Aly (T), Nachor (B), Osmano (B), ob 1 e 2, (fl 1 e 2), (cl 1 e 2), cor 1 e 2, vl 1, vl 2, vla, bassi (vlc, cb).
Tipo de notação musical: 
Moderna
Género: 
Ópera
Comentários/Notas Gerais: 
Conjunto constituído por diversos maços contendo partituras de seções da Ópera Il Serraglio d´Osmano (1784), libreto de  Giovanni Bertati, com música de Giuseppe Gazzaniga. O 1º acto possui um caderno completo e há outros maços com as partituras de 5 árias. O 2´acto não possui um caderno, as seções estão divididas em maços separados. Com o título de Il Palazzo d´Osmano, essa ópera foi levada à cena no dia 21 de janeiro, em Lisboa, durante o carnaval de 1795, no Real Teatro de São Carlos, sob a direcção de António Leal Moreira que incluiu, na obra, 6 números de sua autoria. Há ainda a indicação na partitura do recitativo e ária de Rosana (acto 1) de que ária (e também o recitativo), com a adaptação do texto, é de Domenico Cimarosa. Libreto da apresentação no Real Teatro de São Carlos: https://www.loc.gov/resource/music.musschatz-16375/?sp=1&st=image. 
Referências: 
ALEGRIA, José Augusto - Biblioteca do Palácio Real de Vila Viçosa. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1989, p. 168.
CRANMER, David - Opera in Portugal 1793-1828: a study in repertoire and its spread, Tese de Doutoramento, vol. 1, Lisboa: Universidade Nova de Lisboa, 1997, p. 223.
CRANMER, David - Opera in Portugal 1793-1828: a study in repertoire and its spread, Tese de Doutoramento, vol. 2 (Appendices & Index). Lisboa: Universidade Nova de Lisboa, 1997, p. 244.
CRANMER, David - Os manuscritos de música teatral no Paço Ducal de Vila Viçosa, A ligação brasileira. Vila Viçosa: Callipole, Revista de Cultura, nº 17, p. 116 ed. Câmara Municipal de Vila Viçosa, 2009.
Autoria da informação: 
Rodrigo Teodoro de Paula, colab. Cláudia Véstia
Revisto por: 
David Cranmer
Imagens: