A.M. G2-022.pc

Cotas anteriores/Outras cotas : 
A.M. G2-028
A.M. G2-117.67
Núcleo: 
G
Folha de rosto/Incipit textual: 
Finale Primo
Título normalizado: 
Il Serraglio d'Osmano
Autoria da música: 
Giuseppe Gazzaniga / Ant. Leal Mor:a
Autoria da música normalizada: 
Autoria do texto: 
[Giovanni Bertati]
Autoria do texto normalizada: 
Registo(s) parente: 
Língua do texto: 
Italiano
Tipo de documento: 
Parte(s) cava(s)
Subcategoria de documento: 
Apógrafo
Tipo de fonte: 
Manuscrita
CDU: 
782
Assunto: 
Óperas
Data: 
[1784]
Século(s): 
XVIII
Dimensões - Alt x Larg (cm): 
24,5 x 33,9 cm
Material: 
Papel
Notas de encadernação: 
Maços de folhas cosidos.
Foliação/Paginação: 
559 ff. (38+27+50+18+18+24+19+6+4+12+16+6+4+14+10+20+5+7+1+1+2+3+3+1+2+1+1+5+5+1+1+1+2+3+2+1+2+1+1+4+4+12+12+12+11+2+23+26+23+26+20+22+21+3)
Inscrições e Marcas: 
"Osmano" a lápis (Introdução - acto 1).
Categoria: 
Polifonia
Conteúdo: 
Partes cavas da ópera Il Serraglio d´Osmano ou Il Palazzo d´Osmano - 1º acto: Introdução (vozes e bassi); Parte de Rosana; Parte de Recha; Parte de Paolino; Parte de Ali; Parte de Nachor; Parte de Osmano; Finale Primo (vozes e bassi); Final do 2º Acto (vozes e bassi);
2º acto:  Parte de Recha; Parte de Paolino; Parte de Ali; Parte de Nachor; Parte de Osmano; Partes cavas instrumentais (actos 1 e 2).
Vozes e instrumentação: 
Recha (S), Rosana (S), Zaida (S), Feda (S, Paulino (T), Aly (T), Nachor (B), Osmano (B), ob 1 e 2, (fl 1 e 2), (cl 1 e 2), cor 1 e 2, vl 1, vl 2, vla, bassi (vlc, cb).
Partes cavas: 
1º acto: Introdução (vozes e bassi); Parte de Rosana; Parte de Recha; Parte de Paolino; Parte de Ali; Parte de Nachor; Parte de Osmano; Finale Primo (vozes e bassi) - 2º acto:  Parte de Recha; Parte de Paolino; Parte de Ali; Parte de Nachor; Parte de Osmano; Final do 2º Acto (vozes e bassi) -  fl 1º (acto 2) (2x); fl 2 (acto 2); fl 2/ob 2 (ária de Osmano - acto 1); fl 2 (duetto de Rosana e Zaida - acto 1); ob 1 (acto 1) (2x); ob 2 (final do 1º acto); ob 1 (duetto - acto 2); ob 1 (marcha); ob 2 (acto 1); ob 1 (acto 2);  ob 2 (aria de Paolino); ob 2 (acto 2);  ob 2 (Duetto), ob 2; (acto 2); ob 1 e 2; cl 1 (ária de Paolino - acto 1); cl 2 (ária de Paolino); cl 1 e 2 (ária de Paolino - acto 1); cor1 (acto 1); cor 1 (acto 2); cor 2 (acto 1): cor 2 (acto 2; cor 1 e 2;  vl 1 (acto 1); vl 1 (acto 2); vl 2 (acto 1); vl 2 (acto 2);  vla (acto 1, vla (acto 2); basso (acto 1); basso (acto 2), basso (quarteto - acto 1).
Tipo de notação musical: 
Moderna
Género: 
Ópera
Comentários/Notas Gerais: 
Conjunto constituído por diversos maços contendo partes cavas de seções da Ópera Il Serraglio d´Osmano (1784), libreto de  Giovanni Bertati, com música de Giuseppe Gazzaniga. Com o título de Il Palazzo d´Osmano, essa ópera foi levada à cena no dia 21 de janeiro, em Lisboa, durante o carnaval de 1795, no Real Teatro de São Carlos, sob a direcção de António Leal Moreira que incluiu, na obra, 6 números de sua autoria. Há ainda a indicação na parte cava do recitativo e ária de Rosana (acto 1) de que ária, com a adaptação do texto, é de Domenico Cimarosa.  A esta cota foram adicionadas as partes cavas de Recha, Nachor, Paolino, ob 1, 2, cor 1, 2, vl 1, vl 2, vla, bc que se encontravam na cota A.M. G 2-117.67 e a parte cava de ob 1 (2º atto) que se encontrava na cota A.M. G 2-028. Estas alterações foram efectuadas no dia 02/04/2019.
Referências: 
ALEGRIA, José Augusto - Biblioteca do Palácio Real de Vila Viçosa. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1989, p. 168.
CRANMER, David - Opera in Portugal 1793-1828: a study in repertoire and its spread, Tese de Doutoramento, vol. 1, Lisboa: Universidade Nova de Lisboa, 1997, p. 223.
CRANMER, David - Opera in Portugal 1793-1828: a study in repertoire and its spread, Tese de Doutoramento, vol. 2 (Appendices & Index). Lisboa: Universidade Nova de Lisboa, 1997, p. 244.
CRANMER, David - Os manuscritos de música teatral no Paço Ducal de Vila Viçosa, A ligação brasileira. Vila Viçosa: Callipole, Revista de Cultura, nº 17, p. 116 ed. Câmara Municipal de Vila Viçosa, 2009.
Autoria da informação: 
Rodrigo Teodoro de Paula, colab. Cláudia Véstia
Revisto por: 
David Cranmer
Imagens: