A.M. G2-027

Núcleo: 
G
Folha de rosto/Incipit textual: 
Il Barbiere di Siviglia / Atto Primo e Secondo / Musica / Del Sig:e D: Giovanni Paisiello
Título normalizado: 
Il Barbiere di Siviglia (O Barbeiro de Sevilha)
Autoria da música: 
Giovanni Paisiello
Autoria da música normalizada: 
Autoria do texto: 
[Pierre Beaumarchais]
Autoria do texto normalizada: 
Registo(s) parente: 
Língua do texto: 
Italiano
Tipo de documento: 
Partitura
Subcategoria de documento: 
Apógrafo
Tipo de fonte: 
Manuscrita
CDU: 
782
Assunto: 
Óperas
Data: 
[1782]
Século(s): 
XVIII
Dimensões - Alt x Larg (cm): 
23,1 x 29,4 cm
Material: 
Papel
Notas de encadernação: 
A partitura possui encadernação inteira em cartão revestido por papel decorado com motivos fitomórficos tendo ao centro da pasta o nome da obra e do compositor, a lombada é em pele e tem escrito na segunda casa: "BARBIER / DI SIVIG / LIA T T IIII / PAISIELL" dentro de moldura ornamentada, tudo gravado a ferro dourado.
Foliação/Paginação: 
ii+149 ff.+ii+ii+122 ff.+ii
Decoração: 
Encadernação inteira em cartão revestido por papel decorado com motivos fitomórficos.
Categoria: 
Polifonia
Conteúdo: 
Ópera Il Barbieri di Siviglia: caderno com o 1º e 2º acto; caderno com o 3º e 4º acto.
Vozes e instrumentação: 
Rosina (S), Giovinetto (T), Il Conte (T), Figaro (B), Lo Svegliato (B), Bartolo (B), D. Basilio (B), fl 1 e 2, ob 1 e 2, cl 1 e 2, fag, cor 1 e 2, vl 1, vl 2, vla, bandolim, bc.
Tipo de notação musical: 
Moderna
Género: 
Ópera
Comentários/Notas Gerais: 
Partituras da ópera Il Barbieri di Siviglia, do compositor Giovanni Paisiello a partir do libreto de Pierre Beaumarchais. A obra teve a sua estreia na corte de S. Petersburgo, em setembro de 1782. Em Portugal, foi levada à cena no verão de 1791, no Teatro da Rua dos Condes. A versão em Português, conforme a parte cava vocal, é proveniente do Rio de Janeiro, copiada para uso no Teatro de Manuel Luiz, entre 1805 e 1813.
Referências: 
ALEGRIA, José Augusto - Biblioteca do Palácio Real de Vila Viçosa. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1989, pp. 169-170.
BRITO, Manuel Carlos de - Opera in Portugal in the eighteenth century. Cambridge: Cambridge University Press, 1989, p. 167.
CRANMER, David – Peças de um Mosaico, Temas da História da Música referentes a Portugal e ao Brasil. Lisboa: Centro de Estudos de Estética Musical, 2017, p. 151.
CRANMER, David - Os manuscritos de música teatral no Paço Ducal de Vila Viçosa, A ligação brasileira. Vila Viçosa: Callipole, Revista de Cultura, nº 17, p. 116 ed. Câmara Municipal de Vila Viçosa, 2009.
Autoria da informação: 
Rodrigo Teodoro de Paula, colab. Cláudia Véstia
Revisto por: 
David Cranmer
Imagens: