A.M. G2-027.pc

Núcleo: 
G
Folha de rosto/Incipit textual: 
Il Barbieri di Siviglia
Título normalizado: 
Il Barbiere di Siviglia (O Barbeiro de Sevilha)
Autoria da música: 
Giovanni Paisiello
Autoria da música normalizada: 
Autoria do texto: 
[Pierre Beaumarchais]
Autoria do texto normalizada: 
Registo(s) parente: 
Língua do texto: 
Português
Tipo de documento: 
Parte(s) cava(s)
Subcategoria de documento: 
Apógrafo
Tipo de fonte: 
Manuscrita
CDU: 
782
Assunto: 
Óperas
Data: 
[1782]
Século(s): 
XVIII
Dimensões - Alt x Larg (cm): 
23,1 x 29,4 cm
Material: 
Papel
Notas de encadernação: 
Maços de folhas cosidos.
Foliação/Paginação: 
415 ff. (26+19+21+30+49+25+19+21+30+50+6+7+32+32+24+24)
Inscrições e Marcas: 
"S.r[a] Lapinha" (Parte de Rosinha); "Para executar o S.r Joaõ dos Reis Per.a / No Benefício de Geraldo Ign.cio Per.a", "P.a o S.r João dos Reis" (Parte de Fígaro); "S.r Reis" (Terceto - Bartolo); "P.a O Ponto" (Acto primo e secondo); "Para o Ponto" (Acto terzo e quarto).
História custodial: 
Teatro de Manuel Luiz - Rio de Janeiro 
Categoria: 
Polifonia
Conteúdo: 
Partes cavas da ópera Il Barbieri di Sivigla (O Barbeiro de Sevilha)
Vozes e instrumentação: 
Svegliato (B), Bartolo (B), D. Basilio (B), fl 1 e 2, ob 1 e 2, cl 1 e 2, fag, cor 1 e 2, vl 1, vl 2, vla, bandolim, bc.
Partes cavas: 
Parte de Rosina; Parte de Figaro; Bartolo; Ponto; fl 1 e 2, cor 1 e 2, vl 1, vl 2, vla, bc (vlc/cb).
Tipo de notação musical: 
Moderna
Género: 
Ópera
Comentários/Notas Gerais: 
Partes cavas da ópera Il Barbieri di Siviglia, do compositor Giovanni Paisiello a partir do libreto de Pierre Beaumarchais. A obra teve a sua estreia na corte de S. Petersburgo, em setembro de 1782. Em Portugal, foi levada à cena no verão de 1791, no Teatro da Rua dos Condes. As partes cavas vocais existentes da versão em português, conforme as partes cavas vocais existentes, provenientes do Rio de Janeiro, foram copiadas para uso no Teatro de Manuel Luiz, entre 1805 e 1813.
Referências: 
ALEGRIA, José Augusto - Biblioteca do Palácio Real de Vila Viçosa. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1989, pp. 169-170.
BRITO, Manuel Carlos de - Opera in Portugal in the eighteenth century. Cambridge: Cambridge University Press, 1989, p. 167.
CRANMER, David – Peças de um Mosaico, Temas da História da Música referentes a Portugal e ao Brasil. Lisboa: Centro de Estudos de Estética Musical, 2017, p. 151.
CRANMER, David - Os manuscritos de música teatral no Paço Ducal de Vila Viçosa, A ligação brasileira. Vila Viçosa: Callipole, Revista de Cultura, nº 17, p. 116 ed. Câmara Municipal de Vila Viçosa, 2009.
Autoria da informação: 
Rodrigo Teodoro de Paula, colab. Cláudia Véstia
Revisto por: 
David Cranmer
Imagens: