A.M. G2-028.pc

Cotas anteriores/Outras cotas : 
G2-090a/1
G2-117.12
Núcleo: 
G
Folha de rosto/Incipit textual: 
Introduzione / Partitura / Molinara
Título normalizado: 
La Molinara
Autoria da música: 
Giovanni Paisiello
Autoria da música normalizada: 
Autoria do texto: 
[Giuseppe Palomba]
Autoria do texto normalizada: 
Registo(s) parente: 
Língua do texto: 
Italiano
Português
Tipo de documento: 
Parte(s) cava(s)
Subcategoria de documento: 
Apógrafo
Tipo de fonte: 
Manuscrita
CDU: 
782
Assunto: 
Óperas
Data: 
[1788]
Século(s): 
XVIII
Dimensões - Alt x Larg (cm): 
23,7 x 33,6 cm
Material: 
Papel
Notas de encadernação: 
Maços de folhas cosidos. Há fólios soltos.
Foliação/Paginação: 
547 ff. (10+6+6+15+11+22+33+6+4+4+7+4+7+14+7+8+4+4+2+6+25+15+3+10+6+11+18+9+11+7+6+13+25+15+4+8+8+9+15+4+9+9+2+21+14+22+13+17+10+16+12)
Descrição das Marcas de Água: 
B A
Inscrições e Marcas: 
"Para o Ponto" (Introduzione); "Esta he m.a, naõ copeia e ponha a no seu lugar proprio / Para o ponto" ( Cavatina); "La Molinara / Snr.Scarameli / 2 Arias / 2 Duettos / 1 Quintetto", "Para o ponto" ( Parte de Rachelina); "6º Cant.", "Para o ponto" (Quartetto); "Snr.a Maria", "S.ra M.a Cand.a" (Parte de Amaranta); "S.r Reis" (Parte do Notaro); "Molinara" a lápis (Parte de Rospolone); "8bro" (Sextetto - acto II);"Para o ponto", "8bro 20" (Final - acto II); "Da sua p.te falta só o Quinteto" (Parte de Calloandro ou do Notaro); "Para o Sr. Geraldo", contas, ( Parte da Molinara - acto I); "S.ra Lapinha (Scena XI); "Para o Sn.r An.to", "Para o S.r Ladislau Benavinuto Moreira" (Parte de Luigino); "Para o S.r Luiz Ignacio", "S.r Luiz Ignacio" (Parte de Rospolone); "Para o S.r João dos Reis", "S.r Reis", "Para o S.r Manoel Roz.a S.a" (Parte de Notaro); "Pertence a Luiz Ignacio Pereira" (fg); "confere#" (vl 1); "8 V. I. / 55 N" (vl 2); "Molinara" a lápis (vla); "confere#" (baxo).
Categoria: 
Polifonia
Conteúdo: 
Partes cavas da ópera La Molinara
Vozes e instrumentação: 
Eugénia (S), Amaranta (S), Rachelina (S), Calloandro (T), Luigino (T), Notaro (B), Rospolone (B), ob 1 e 2, cor 1 e 2, vl 1, vl 2, vla, bc (vlc, cb), timp.
Partes cavas: 
Parte de Amaranta; Parte de Rachelina; Parte de Luigino; Parte de Rospolone; Parte de Notaro; Ária de Rachelina; Ária de Notaro; Ária de Luigino; ob 1 e 2, ob 1, ob 2, fag (2x), cor 1 e 2, cor 1, cor 2, vl 1 (2x), vl 2 (2x), vla (2x), bc (2x), timp.
Tipo de notação musical: 
Moderna
Género: 
Ópera
Comentários/Notas Gerais: 
Partes cavas da ópera La Molinara ossia L´amor contrastato, de Giovanni Paisiello, sobre o libreto de Giuseppe Palomba. A obra teve a sua estreia em Nápoles, no Teatro  Fiorientini, no verão de 1788.  O dueto "Ne cor piu no mi sento" teve imensa popularidade, recebendo diversas adaptações e variações ao longo do século XIX. Em Portugal, a ópera foi levada à cena no Real Teatro de São Carlos, em Lisboa, nos anos de 1783, 1794 e 1810. Também foi representada no Rio de Janeiro, conforme indicam os nomes dos cantores nas partes cavas vocais, em especial o da soprano Joaquina Lapinha. A esta cota foi adicionada a parte cava do Final de Amarante que se encontrava na cota G2-090a/1, esta alteração foi realizada no dia 10/03/2019 pela Dra Marta Páscoa. A esta cota foram também adicionadas as partes cavas de ob 1, fag, cor 1, cor 2, Quartetto do 1º Acto, Parte de Amaranta e Ária de Notaro que se encontravam na cota G2-117.12, esta alteração foi efectuada no dia 10/04/2019 pela Cláudia Véstia. Foram ainda adicionadas as partes cavas de Parte de Notaro e um papel vocal masculino do Fim do final do II acto, esta alteração foi efectuada no dia 30/08/2018 pelo Professor David Cranmer.
Referências: 
ALEGRIA, José Augusto - Biblioteca do Palácio Real de Vila Viçosa. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1989.
CRANMER, David - Opera in Portugal 1793-1828: a study in repertoire and its spread, Tese de Doutoramento, vol. 2 (Appendices & Index). Lisboa: Universidade Nova de Lisboa, 1997, pp. 239, 242 e 290.
CRANMER, David – Peças de um Mosaico, Temas da História da Música referentes a Portugal e ao Brasil. Lisboa: Centro de Estudos de Estética Musical, 2017, p. 149.
Autoria da informação: 
Rodrigo Teodoro de Paula, colab. Cláudia Véstia
Revisto por: 
David Cranmer
Imagens: