A.M. G2-044

Cotas anteriores/Outras cotas : 
A.M. G2-028
Núcleo: 
G
Folha de rosto/Incipit textual: 
Argenide / o sia / Il Ritorno di Serse / Drama Serio / Da rappresentarsi / Nel Real Teatro di S. Carlo a Lisbona / in occasione / Del felicissimo Giorno Natalizio / Di S. A. R. il Principe Regente / Il di 13 Maggio 1804 / Musica del Sig M. Portogallo
Título normalizado: 
Argenide o sia Il ritorno di Serse
Autoria da música: 
M. Portogallo
Autoria da música normalizada: 
Autoria do texto: 
[Francesco Gonella di Ferrari]
Autoria do texto normalizada: 
Registo(s) parente: 
Língua do texto: 
Italiano
Português
Tipo de documento: 
Partitura
Subcategoria de documento: 
Apógrafo
Tipo de fonte: 
Manuscrita
CDU: 
782
Assunto: 
Óperas
Data: 
1804
Século(s): 
XIX
Dimensões - Alt x Larg (cm): 
22 x 29 cm
Material: 
Papel
Notas de encadernação: 
Encadernação inteira em cartão revestido por papel marmoreado com a lombada e os cantos em pele. Possui ao centro da pasta inicial uma etiqueta com uma moldura de cor branca decorada onde se pode ler: "Serse / I" tudo de cor preta.
Foliação/Paginação: 
ii+280 ff.+ iiii; 115 ff.; 156 ff.
Descrição das Marcas de Água: 
3 crescentes;
escudo/GM: AlMasso;
Decoração: 
Encadernação inteira em cartão revestido por papel marmoreado
Inscrições e Marcas: 
“Necessidades” (página de rosto da encadernação);
Categoria: 
Polifonia
Conteúdo: 
Partituras da ópera Agenide o sia Il Ritorno di Serse. Existem duas partituras para o primeiro acto: a primeira é uma encadernação com todo o acto e a segunda, em maço de folhas cosido, está incompleta, e contém até a cena V  desse acto. Outro maço contém o segundo acto.
Vozes e instrumentação: 
Argenide (S), Barsene (S), Sebaste (S), Arlante (T), Meraspe (B), SATB. fl 1 e 2, ob 1 e 2, cl 1 e 2, fag 1 e 2, tr 1 e 2, cor 1 e 2, vl 1, vl 2, vla, bc, timp.
Tipo de notação musical: 
Moderna
Género: 
Ópera
Comentários/Notas Gerais: 
Partituras da ópera Argenide o sia Il Ritorno di Serse, composta por Marcos Portugal sobre o libreto de Francesco Gonella di Ferrari, adaptado por Giuseppe Caravita. A obra teve a sua estreia no Teatro della Pallacorda, em Florence, em abril de 1797. Outras representações são identificadas em Veneza, no Teatro San Benedetto (1798); em Verona, no Teatro Filarmonico (1799); e em Londres, no The King's Theatre (1807), cujo libreto encontra-se disponível no Archive.org: https://archive.org/details/ilritornodiserse00port/page/n3/mode/2up. Em Portugal, teve a sua primeira representação no Real Teatro de São Carlos, no dia 13 de maio de 1804, em celebração ao dia dos anos do Príncipe Regente D. João. A versão em português e o nome de cantores ligados à Ópera Nova identificados nas partes cavas — com destaque para a soprano Joaquina Lapinha e o tenor Luis Inácio Pereira —, indica que essa ópera foi representada no Rio de Janeiro, possivelmente entre os anos de 1805 e 1813.
Referências: 
ALEGRIA, José Augusto - Biblioteca do Palácio Real de Vila Viçosa. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1989, p, 173
ALEGRIA, José Augusto - Biblioteca Pública de Évora, Catálogo dos Fundos Musicais. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1977, p. 77.
BUDAZ, Rogerio - Opera in the Tropics: Music and Theater in Early Modern Brazil. Oxford: Oxford University Press, 2019, p. 403.
CRANMER, David - Opera in Portugal 1793-1828: a study in repertoire and its spread, Tese de Doutoramento, vol. 1, Lisboa: Universidade Nova de Lisboa, 1997, pp. 169 e. 223.
CRANMER, David - Opera in Portugal 1793-1828: a study in repertoire and its spread, Tese de Doutoramento, vol. 2 (Appendices & Index). Lisboa: Universidade Nova de Lisboa, 1997, p. 273.
CRANMER, David – Peças de um Mosaico, Temas da História da Música referentes a Portugal e ao Brasil. Lisboa: Centro de Estudos de Estética Musical, 2017, pp. 149 e 251.
Autoria da informação: 
Rodrigo Teodoro de Paula, colab. Cláudia Véstia
Revisto por: 
David Cranmer
Imagens: