A.M. G2-044.pc

Cotas anteriores/Outras cotas : 
A.M. G2-028
Núcleo: 
G
Folha de rosto/Incipit textual: 
Introduzio Atto 2º 
Título normalizado: 
Argenide o sia Il ritorno di Serse
Autoria da música: 
Marcos Portugal
Autoria da música normalizada: 
Autoria do texto: 
[Francesco Gonella di Ferrari]
Autoria do texto normalizada: 
Registo(s) parente: 
Língua do texto: 
Italiano
Português
Tipo de documento: 
Parte(s) cava(s)
Subcategoria de documento: 
Apógrafo
Tipo de fonte: 
Manuscrita
CDU: 
782
Assunto: 
Óperas
Data: 
1804
Século(s): 
XIX
Dimensões - Alt x Larg (cm): 
22 x 29 cm
Material: 
Papel
Notas de encadernação: 
Maços de folhas cosido.
Foliação/Paginação: 
295 ff. (4+13+8+13+5+4+4+4+4+10+4+18+16+20+4+2+6+18+8+2+22+3+2+1+2+6+3+34+27+2+3+7+2+2+2+2+4+1+1+1+1)
Inscrições e Marcas: 
"Para Barsene Alm.a(?) / Franca (rasurado)" (Introducção Inteira para o ponto); "Para, (?) (rasurado) / Luis / Ignacio" (Atto I Coro e Cavatina Para o Ponto); "quarto cor" a lápis (vla - quarto coro); "Lapinha" (basso - aria Nel Gran Tempio); " Ana Xavier" (vl 1, vl2 - duetto Cara cara); "P.a o Snr' Geraldo" / Licenza (rec. e ária).
Categoria: 
Polifonia
Conteúdo: 
Miscelânia de partes cavas da ópera Argenide o sia Il Ritorno de Serse.
Vozes e instrumentação: 
Argenide (S), Barsene (S), Sebaste (S), Arlante (T), Meraspe (B), SATB. fl 1 e 2, ob 1 e 2, cl 1 e 2, fag 1 e 2, tr 1 e 2, cor 1 e 2, vl 1, vl 2, vla, bc, timp.
Partes cavas: 
Miscelânea de partes cavas de trechos diversos para o Ponto, e  fl 1 e 2, ob 1 e 2, cl 1 e 2, fag 1 e 2, tr 1 e 2, cor 1 e 2, vl 1, vl 2, vla, bc.
Tipo de notação musical: 
Moderna
Género: 
Ópera
Comentários/Notas Gerais: 
Miscelânea de partes cavas de trechos da ópera Argenide o sia Il Ritorno di Serse, composta por Marcos Portugal sobre o libreto de Francesco Gonella di Ferrari, adaptado por Giuseppe Caravita. A obra teve a sua estreia no Teatro della Pallacorda, em Florence, em abril de 1797. Outras representações são identificadas em Veneza, no Teatro San Benedetto (1798); em Verona, no Teatro Filarmonico (1799); e em Londres, no The King's Theatre (1807), cujo libreto encontra-se disponível no Archive.org: https://archive.org/details/ilritornodiserse00port/page/n3/mode/2up. Em Portugal, teve a sua primeira representação no Real Teatro de São Carlos, no dia 13 de maio de 1804, em celebração ao dia dos anos do Príncipe Regente D. João. A versão em português e o nome de cantores ligados à Ópera Nova identificados nas partes cavas — com destaque para a soprano Joaquina Lapinha e o tenor Luis Inácio Pereira —, indica que essa ópera foi representada no Rio de Janeiro, possivelmente entre os anos de 1805 e 1813. Alguns trechos encontram-se incompletos. A esta cota foram adicionadas as partes cavas de vla, B, Dueto Nº4 “Immantinente”, Dueto Nº8 “Almeno” e a Introdução do 2º acto que se encontravam na cota G2-028, esta alteração foi realizada no dia 08/05/2019.
Referências: 
ALEGRIA, José Augusto - Biblioteca do Palácio Real de Vila Viçosa. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1989, p, 173
ALEGRIA, José Augusto - Biblioteca Pública de Évora, Catálogo dos Fundos Musicais. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1977, p. 77.
BUDAZ, Rogerio - Opera in the Tropics: Music and Theater in Early Modern Brazil. Oxford: Oxford University Press, 2019, p. 403.
CRANMER, David - Opera in Portugal 1793-1828: a study in repertoire and its spread, Tese de Doutoramento, vol. 1, Lisboa: Universidade Nova de Lisboa, 1997, pp. 169 e. 223.
CRANMER, David - Opera in Portugal 1793-1828: a study in repertoire and its spread, Tese de Doutoramento, vol. 2 (Appendices & Index). Lisboa: Universidade Nova de Lisboa, 1997, p. 273.
CRANMER, David – Peças de um Mosaico, Temas da História da Música referentes a Portugal e ao Brasil. Lisboa: Centro de Estudos de Estética Musical, 2017, pp. 149 e 251.
Autoria da informação: 
Rodrigo Teodoro de Paula, colab. Cláudia Véstia
Imagens: