A.M. G2-047

Núcleo: 
G
Folha de rosto/Incipit textual: 
Cavatina / Na Farça O desfarce Venturoso / Composta / Pello Snr: Marcos Antonio Portogal.
Título normalizado: 
O Disfarce Venturoso
Autoria da música: 
Marcos Antonio Portogal
Autoria da música normalizada: 
Autoria do texto: 
sem identificação
Registo(s) parente: 
Língua do texto: 
Português
Tipo de documento: 
Partitura
Subcategoria de documento: 
Apógrafo
Tipo de fonte: 
Manuscrita
CDU: 
782
782.7
Assunto: 
Música dramática
Ópera burlesca, farsa
Data: 
[Século XIX]
Século(s): 
XIX
Dimensões - Alt x Larg (cm): 
23,2 x 31,7 cm
Material: 
Papel
Notas de encadernação: 
Maços de folhas cosidos.
Foliação/Paginação: 
56 ff. (12+18+10+12+4)
Descrição das Marcas de Água: 
escudo/GM: AlMasso; 3 crescentes;
Inscrições e Marcas: 
"O Tercetto"; "O mesmo" (fAria Compartechino)
Categoria: 
Polifonia
Conteúdo: 
Partituras da cavatina "He cosa mui gostoza hum poco amor fazer"; do dueto "Campo a Baronesa";  do recitativo e do terceto "Que esposo"; do dueto "Mal comigo casarás" e do "Coro Final".
Vozes e instrumentação: 
Vocce (S), Baroneza (S), Rozina (S), Orlinfio (T), Filemino (B), Fubio (B), Brosque (B), Campo, SSTB, fl 1 e 2, ob 1 e 2, cl 1 e 2, cor 1 e 2, vl 1, vl 2, vla, bc.
Tipo de notação musical: 
Moderna
Género: 
Farsa portuguesa
Comentários/Notas Gerais: 
Partituras das cantorias da farsa O Disfarce Venturoso. Trata-se de um pastiche em português com o material advindo do Rio de Janeiro. O conjunto é constituído por cinco "cantorias", sendo que a primeira, a segunda e a quarta são atribuídas a Marcos Portugal, enquanto as restantes carecem de atribuição. Conforme apurou David Cranmer, "as quatro primeiras correspondem às quatro primeiras na farsa Quem busca lã fica tosquiado, ou O Conde de Fliqui Floque, e a Baroneza de Tiqui-Toque, com texto da autoria de Sebastião José Xavier Botelho, uma tradução próxima da farsa veneziana L'equivoco in equivoco, com música de Marcos Portugal. Na versão O disfarce venturoso os nomes das personagens foram alteradas e o final é novo, sendo pouco provável Marcos Portugal ter sido o autor" (CRANMER, 2017, 150-151).
Referências: 
ALEGRIA, José Augusto - Biblioteca do Palácio Real de Vila Viçosa. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1989, p. 174.
CRANMER, David – Peças de um Mosaico, Temas da História da Música referentes a Portugal e ao Brasil. Lisboa: Centro de Estudos de Estética Musical, 2017, pp. 150-151.
CRANMER, David - Os manuscritos de música teatral no Paço Ducal de Vila Viçosa, A ligação brasileira. Vila Viçosa: Callipole, Revista de Cultura, nº 17, p. 116 ed. Câmara Municipal de Vila Viçosa, 2009.
CRANMER, David - Marcos Portugal, Uma Reavaliação. Lisboa: Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Universidade Nova de Lisboa, 2012, pp. 203-210.
Incipit musical: 
Autoria da informação: 
Rodrigo Teodoro de Paula, colab. Cláudia Véstia
Revisto por: 
David Cranmer
Imagens: