A.M. G2-035.pc

Cotas anteriores/Outras cotas : 
A.M. G2-018
A.M. G2-090.06 / A.M. G2-090.f
A.M. G2-091.09 / A.M. G2-091.i
A.M. G2-117.09
Núcleo: 
G
Folha de rosto/Incipit textual: 
L'Italianna in Londra / Flautas / Atto Segundo
Título normalizado: 
L'Italiana in Londra
Autoria da música: 
[Domenico Cimarosa]
Autoria da música normalizada: 
Autoria do texto: 
[Giuseppe Petrosellini]
Autoria do texto normalizada: 
Registo(s) parente: 
Língua do texto: 
Italiano
Português
Tipo de documento: 
Parte(s) cava(s)
Subcategoria de documento: 
Apógrafo
Tipo de fonte: 
Manuscrita
CDU: 
782
Assunto: 
Óperas
Data: 
[1779]
Século(s): 
XVIII
Dimensões - Alt x Larg (cm): 
23,7 x 34,2 cm
Material: 
Papel
Notas de encadernação: 
Maços de folhas cosidos e fólios soltos.
Foliação/Paginação: 
378 ff. (14+9+9+12+8+8+18+19+16+17+15+14+14+34+30+5+20+28+23+30+3+1+9+4+1+17).
Inscrições e Marcas: 
“Italiana em Londres” [a lápis] (folha de rosto da Parte de Livia); “Paula Joa.na de [?]” (folha de rosto da Parte de Livia); “Milord” (folha de rosto da parte cava de trompete); “Sumers / Livia / Milord” (folha de rosto da parte cava de trompete);
Categoria: 
Polifonia
Conteúdo: 
Partes cavas vocais e instrumentais da ópera L'Italiana in Londra.
Vozes e instrumentação: 
Livia (S), Madama (S), Sumers (T), Milord (B), Polidoro (B), fl 1 e 2, ob 1 e 2, tr 1 e 2, cor 1 e 2, vl 1, vl 2, vla, bc.
Partes cavas: 
Scena 1º - Introdução; Final último, Parte de Sumers, Parte de Livia, Ária de Millord, Duo (Lívia e Millord), Parte de Madama, Parte (inc.), fl 1 e 2, ob 1 e ob 2, tr 1 e 2 (2x), cor 1 e 2,  vl 1, vl 2, vla, bc.
Tipo de notação musical: 
Moderna
Género: 
Ópera
Comentários/Notas Gerais: 
Partes cavas vocais e instrumentais do 2º acto da ópera L'Italiana in Londra, de Domenico Cimarosa, com texto de Giuseppe Petrosellini. A ópera teve a sua estreia no Teatro Valle, em Roma, durante o carnaval de 1779. Em Portugal foi levada à cena no Teatro da Rua dos Condes, em Lisboa, durante o carnaval de 1791 e  durante a Páscoa, no Real Teatro de São Carlos, em 1795. Há diferenças de tonalidade e melodia entre as partes. A esta cota foi adicionada a Parte de Livia que se encontrava na cota G2-018, esta alteração foi realizada no dia 20/08/2018, pelo Prof. David Cranmer. Foram também adicionadas a esta cota a Parte de Milord que se encontrava na cota G2-090.06 (G2-090f), dois trechos que se encontravam na cota G2-091.09 (G2-091i) e as partes cavas de tr 1, 3, Dueto de Livia e Milord, Ária d'Sumers, Parte de Madama e Parte de Milord que se encontravam na cota G2-117.09, todas estas alterações foram realizadas no dia 03/04/2019.
Referências: 
ALEGRIA, José Augusto - Biblioteca Pública de Évora, Catálogo dos Fundos Musicais. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1977.
ALEGRIA, José Augusto - Biblioteca do Palácio Real de Vila Viçosa. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1989, pp. 171-172.
BRITO, Manuel Carlos de - Opera in Portugal in the eighteenth century. Cambridge: Cambridge University Press, 1989, p.166.
CRANMER, David - Opera in Portugal 1793-1828: a study in repertoire and its spread, Tese de Doutoramento, vol. 1, Lisboa: Universidade Nova de Lisboa, 1997, pp. 34 e 214..
CRANMER, David - Opera in Portugal 1793-1828: a study in repertoire and its spread, Tese de Doutoramento, vol. 2 (Appendices & Index). Lisboa: Universidade Nova de Lisboa, 1997, p. 247 e 264.
CRANMER, David – Peças de um Mosaico, Temas da História da Música referentes a Portugal e ao Brasil. Lisboa: Centro de Estudos de Estética Musical, 2017, pp. 153-154.
Autoria da informação: 
Rodrigo Teodoro de Paula, colab. Cláudia Véstia
Revisto por: 
David Cranmer
Imagens: