Cotas anteriores/Outras cotas :
Folha de rosto/Incipit textual:
Partitura / Missa / A 4. Concertada / Do Snr. Marcos An.to da Fonceca / Pª. a C. R. deVilla Viçoza
Autoria do texto normalizada:
Subcategoria de documento:
Dimensões - Alt x Larg (cm):
Notas de encadernação:
Encadernado com lombada e cantos em pele
Foliação/Paginação:
104 ff. numerados a tinta
Descrição das Marcas de Água:
bésta/AM:3 crescentes (var.1) (10 / 185-185,5 / 8-9) [MarP 004/Tipo3];
escudo<A M [? ilegí.] (10 / 186,5 / 8-8,5) [MarP 114/Tipo2]
Comentários/Notas Gerais:
Uma das mais paradigmáticas obras da música sacra portuguesa de final do século XVIII e século XIX, tendo-se mantido no repertório até à primeira década do século XX. Foram encontradas 15 versões e 80 espécimes. Marcos Portugal é o autor das versões 1, 2 e 3, não sendo impossível que a V4, destinada à Real Basílica de Mafra, seja também de sua autoria. Foi cantada na Capela Real do Rio de Janeiro, e possivelmente na Capela Imperial da mesma cidade, sendo também conhecida (pelo menos parcialmente: CSA) em São João d’El-Rei, Minas Gerais. Muito provavelmente, existia uma cópia no espólio de Salvador José de Almeida Faria, professor de José Maurício Nunes Garcia, à data da sua morte ocorrida em 1799. O sexteto do Domine Deus terá servido de modelo ao Domine Deus da Missa de Nossa Senhora da Conceição de José Maurício Nunes Garcia (CPM 106). Veio a ser conhecida como Missa Grande.