A.M. B-058.02.pc

Cotas anteriores/Outras cotas : 
B.Maço LVIII-2
Núcleo: 
B
Folha de rosto/Incipit textual: 
Organo / Missa a 4. e / Concertatto / Del Sig.re Marc' Antº. Ferª. [sic] Portugal
Título normalizado: 
Missa
Autoria da música: 
Marc' Antº. Ferª. [sic] Portugal
Autoria da música normalizada: 
Autoria do texto normalizada: 
Língua do texto: 
Latim
Tipo de documento: 
Parte(s) cava(s)
Subcategoria de documento: 
Apógrafo
Tipo de fonte: 
Manuscrita
CDU: 
783
Assunto: 
Música sacra
Século(s): 
XVIII
XIX
Dimensões - Alt x Larg (cm): 
32,5 x 24,2 ou menor; 23,7 x 32,8 ou menor; 22,3 x 29,7 ou menor; 30,3 x 23,7 ou menor; 21,1 x 29,2 ou menor
Material: 
Papel
Notas de encadernação: 
n/a
Foliação/Paginação: 
76 ff. (8+8+26+20+5+4+5)
Descrição das Marcas de Água: 
escudo<G:escudo<M [?] (12 / 191-191,5 / 7,5-8) [MarP 123/Tipo1];
A/HF:3 crescentes (var.2) (10 / 250-250,5 / 10-10,5) [MarP 024/Tipo2];
[THOMAR:]CAVALLEIROS [? inc.] (10 / 174 / 7,5-8) [MarP 169/Tipo1];
escudo<trompa>/GM:ALMASSO (var.1) [MarP 185];
escudo<trompa>/GM:ALMASSO (var.2) [MarP 186]
Inscrições e Marcas: 
"Posse Fadigo" (org/b.cif.), "Junta ao Archivo de musicas da Capel/la Ducal de Villa Viçosa pelo actual / Capellão P.e Jose Nunes Sereno / 16-8-1916" (org/b.cif.), "J N Sereno" (T), "Abreo" (org/b.cif.)
Categoria: 
Polifonia
Ocasião litúrgica: 
Missa
Conteúdo: 
Missa (KGCSA)
Vozes e instrumentação: 
S, S, A, T, B, B, SATB conc, org/bc
Partes cavas: 
S conc., S rep.; A, T, B, org/b.cif. (2x)
Tipo de notação musical: 
Moderna
Género: 
Missas
Modo/Tonalidade: 
Mib M
Comentários/Notas Gerais: 
Uma das mais paradigmáticas obras da música sacra portuguesa de final do século XVIII e século XIX, tendo-se mantido no repertório até à primeira década do século XX. Foram encontradas 15 versões e 80 espécimes. Marcos Portugal é o autor das versões 1, 2 e 3, não sendo impossível que a V4, destinada à Real Basílica de Mafra, seja também de sua autoria. Foi cantada na Capela Real do Rio de Janeiro, e possivelmente na Capela Imperial da mesma cidade, sendo também conhecida (pelo menos parcialmente:CSA) em São João d’El-Rei, Minas Gerais. Muito provavelmente, existia uma cópia no espólio
de Salvador José de Almeida Faria, professor de José Maurício Nunes Garcia, à data da sua morte ocorrida em 1799. O sexteto do Domine Deus terá servido de modelo ao Domine Deus da Missa de Nossa Senhora da Conceição de José Maurício Nunes Garcia (CPM 106). Veio a ser conhecida como Missa Grande.
Referências: 
ALEGRIA, José Augusto - Biblioteca do Palácio Real de Vila Viçosa. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1989, p. 63.
Existe uma edição crítica (bilingue) da versão 2: MARQUES, António Jorge e MARQUES, Pedro - Marcos Portugal: Missa Grande. Lisboa: Coro de Câmara de Lisboa, 2009
MARQUES, António Jorge - A obra religiosa de Marcos António Portugal (1762-1830): catálogo temático, crítica de fontes e de texto, proposta de cronologia. Lisboa: BNP/CESEM, 2012, pp. 352-68, 689-700,
Autoria da informação: 
António Jorge Marques
Revisto por: 
Rodrigo Teodoro de Paula
Imagens: