A.M. B-063.03.pc

Cotas anteriores/Outras cotas : 
B.Maço LXIII-3
Núcleo: 
B
Folha de rosto/Incipit textual: 
Missa a4 / Do S.r Marcos An.to Portugal
Título normalizado: 
Missa 
Autoria da música: 
[Marcos Portugal]
Autoria da música normalizada: 
Língua do texto: 
Latim
Tipo de documento: 
Parte(s) cava(s)
Subcategoria de documento: 
Apógrafos
Tipo de fonte: 
Manuscrita
CDU: 
783
Assunto: 
Música sacra
Século(s): 
XVIII
XIX
Dimensões - Alt x Larg (cm): 
29 x 23,3 ou menor; 32,7 x 23,6 ou menor; 21,7 x 29,8 ou menor
Material: 
Papel
Notas de encadernação: 
n/a
Foliação/Paginação: 
144 ff. (27+19+13+16+12+20+13+24)
Descrição das Marcas de Água: 
escudo<trompa>/GM:ALMASSO (var.1) (10 / 258,5 / 10,5-11,5) [MarP 185/Tipo17];
A/HF:3 crescentes (var.2) (10 / 249,5-250 / 10-10,5) [MarP 024/Tipo2];
A/HF:3 crescentes (var.3) (10 / 248,5-249 / 9,5-10,5) [MarP 025/Tipo2];
estrela/EGA:meia lua (var.1) [? inc.] (10 / 250 / 10-10,5) [MarP 085/Tipo1];
TESTA:G T (12 / 174-174,5 / 7-7,5) [MarP 167/Tipo3];
Categoria: 
Polifonia
Ocasião litúrgica: 
Missa
Conteúdo: 
Missa (KGCSA)
Vozes e instrumentação: 
S, S, A, T, B, B, SATB conc, org/bc
Partes cavas: 
S rep. [inc.], A conc., A rep., T conc., T rep., B conc., B rep., B 2 (c.v. Domine Deus), org/b.cif
Tipo de notação musical: 
Moderna
Género: 
Missas
Modo/Tonalidade: 
Mib M
Comentários/Notas Gerais: 
Uma das mais paradigmáticas obras da música sacra portuguesa de final do século XVIII e
século XIX, tendo-se mantido no repertório até à primeira década do século XX. Foram encontradas 15 versões e 80 espécimes. Marcos Portugal é o autor das versões 1, 2 e 3, não sendo impossível que a V4, destinada à Real Basílica de Mafra, seja também de sua autoria. Foi cantada na Capela Real do Rio de Janeiro, e possivelmente na Capela Imperial da mesma cidade, sendo também conhecida (pelo menos parcialmente:
CSA) em São João d’El-Rei, Minas Gerais. Muito provavelmente, existia uma cópia no espólio
de Salvador José de Almeida Faria, professor de José Maurício Nunes Garcia, à data da sua
morte ocorrida em 1799. O sexteto do Domine Deus terá servido de modelo ao Domine Deus da
Missa de Nossa Senhora da Conceição de José Maurício Nunes Garcia (CPM 106).
Veio a ser conhecida como Missa Grande.
No catálogo organizado pelo Cônego Alegria, esta cota (A.M. B-063.03) não possui a indicação de autoria.
Referências: 
ALEGRIA, José Augusto - Biblioteca do Palácio Real de Vila Viçosa. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1989, p. 65.
Existe a edição crítica da versão 2: MARQUES, António Jorge e MARQUES, Pedro - Marcos Portugal: Missa Grande, Lisboa: Coro de Câmara de Lisboa, 2009
MARQUES, António Jorge - A obra religiosa de Marcos António Portugal (1762-1830): catálogo temático, crítica de fontes e de texto, proposta de cronologia. Lisboa: BNP/CESEM, 2012, pp. 352-68, 689-700,
Autoria da informação: 
António Jorge Marques
Revisto por: 
Rodrigo Teodoro de Paula
Imagens: