A.M. B-134.05.pc

Cotas anteriores/Outras cotas : 
Maço CXXXIV-5
Núcleo: 
B
Folha de rosto/Incipit textual: 
Organo 2º / Missa Defunctorum
Título normalizado: 
Missa de Requiem
Autoria da música: 
[Nicollò Jommelli] / António Puzzi (arr. para 4 orgãos)
Autoria da música normalizada: 
Autoria do texto normalizada: 
Língua do texto: 
Latim
Tipo de documento: 
Parte(s) cava(s)
Subcategoria de documento: 
Apógrafo
Tipo de fonte: 
Manuscrita
CDU: 
783
Assunto: 
Música sacra
Século(s): 
XVIII
Dimensões - Alt x Larg (cm): 
23,4 x 33,2 ou menor
Material: 
Papel
Foliação/Paginação: 
197 ff. (73+60+64)
Inscrições e Marcas: 
"falta o 1º órgão" (a lápis) (org 2)
Categoria: 
Polifonia
Ocasião litúrgica: 
Missa
Conteúdo: 
Missa de Requiem (Intróito, K, Gradual, Tracto, Sequência, Ofertório, S, A, Lux aeterna, Libera me)
Vozes e instrumentação: 
[BBBB], [org 1], org 2, org 3, org 4
Partes cavas: 
org 2, org 3, org 4
Tipo de notação musical: 
Moderna
Género: 
Missas
Modo/Tonalidade: 
Ré M
Comentários/Notas Gerais: 
Conjunto incompleto. Somente as partes cavas dos órgãos 2, 3 e 4. Partitura da Missa de Requiem de Jommelli no A.M. B-066.01 e. partes cavas no A.M. B-066.01.pc e no A.M. B-123.09.pc. Vide o campo "Registo(s) Parente". Escrito em 1756 em Estugarda, dedicada às exéquias da princesa Marie-Auguste von Thurn un Taxis, a missa de Requiem de Jommelli converteu-se em uma das obras fúnebres canônicas, em Portugal, a partir da década de 1770, recebendo diversos tipos de adaptações instrumentais e com uma longevidade interpretativa funcional até princípios do século XX. A versão para a Basílica de Mafra, realizada pelo compositor  Antonio Puzzi, em 1805, é acomodada para quatro dos órgãos da Basílica na tonalidade de ré maior, entretanto, a falta de informação nos manuscritos, assim como a falta de informações relacionadas com as intervenções sofridas nos instrumentos, a partir de 1807, dificulta a identificação dos quatro órgãos que deveriam estar operacionais em 1805. As cópias foram realizadas por ordem de João Diogo de Barros Leitão de Carvalhosa, Visconde de Santarém.
Referências: 
ALEGRIA, José Augusto - Biblioteca do Palácio Real de Vila Viçosa. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1989, p. 66.
DE PAULA, Rodrigo T. - Os sons da morte: estudo sobre a sonoridade ritual e o cerimonial fúnebre por D. Maria I, no Brasil e em Portugal (1816-1822), Tese de Doutoramento. Lisboa: Universidade Nova de Lisboa, pp. 92-102, 130-131.
DOTTORI, Maurício - The Church Music of Davide Perez and Niccolò Jommelli, with especial emphasis on funeral music.  Curitiba: DeArtes-UFPR, 2008.
Autoria da informação: 
Rodrigo Teodoro de Paula, colab. Cláudia Véstia
Imagens: