A.M. B-092.02.pc

Cotas anteriores/Outras cotas : 
Maço XCII-2
Núcleo: 
B
Folha de rosto/Incipit textual: 
Nocturno P.mo / Organo / Responsorios / a 4 / Concertados de Tiple, Alto, Tenor e Baxo / Nativitatate D. N. J. Christi / Do S.r / João Jose Balde / C. R. de V.a V.ca
Título normalizado: 
Responsórios das Matinas de Natal
Autoria da música: 
João Jose Balde
Autoria da música normalizada: 
Autoria do texto normalizada: 
Língua do texto: 
Latim
Tipo de documento: 
Parte(s) cava(s)
Subcategoria de documento: 
Apógrafo
Tipo de fonte: 
Manuscrita
CDU: 
783
Assunto: 
Música sacra
Século(s): 
XVIII
XIX
Dimensões - Alt x Larg (cm): 
32,8 x 24,2 ou menor
Material: 
Papel
Notas de encadernação: 
n/a
Foliação/Paginação: 
80 ff. (24+10+6+6+10+4+8+12)
Categoria: 
Polifonia
Ocasião litúrgica: 
Matinas
Conteúdo: 
Responsorio das Matinas de Natal: 1º Noturno - Hodie Nobis Caelorum (Resp. 1), Hodie Nobis de Caelo (resp. 2), Quem vidistis pastores (resp. 3); 2º Noturno - O Magnum Misterium (resp.1), Beata Dei Genitrix (resp.2), Sancta et Immaculata (resp.3);  3º Noturno - Beata viscera Mariae (resp. 1), Verbum cara factum est (resp. 2).
Vozes e instrumentação: 
SATB, org
Partes cavas: 
S conc. (inc) S conc., A conc.,  A conc (inc.) T conc. (inc.), T rep., B conc. (inc.), B rep., org
Tipo de notação musical: 
Moderna
Género: 
Responsórios
Modo/Tonalidade: 
Sib M
Comentários/Notas Gerais: 
Conjunto incompleto. Algumas das partes cavas encontram-se apenas com os três primeiros responsórios do 1º Noturno: S (conc.), A (rip.), T (conc.), B (conc.), org. Outros possuem os 8 responsórios que constituem os 3 Noturnos das Matinas: S (rip?), A (conc.), T (rip.), B (rip.). O A.M. B-092.03.pc e o A.M. B-092.04.pc são complementares a esse conjunto. As partes cavas de Soprano, incompletas, encontram-se desordenadas e indicam que seriam ao menos 3 conjuntos: Tiple (conc.), Tiple (rip.)(2x). 
Referências: 
ALEGRIA, José Augusto - Biblioteca do Palácio Real de Vila Viçosa. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1989, p. 79.
Autoria da informação: 
Rodrigo Teodoro de Paula, colab. Cláudia Véstia
Imagens: