HYMNI / CANTANDI / ADMATUTINŨ ET LAUDES / IN SOLEMNITATIBUS / B. M. V. / ET / NATIVITATIS. EPIPHANIAE / DOMINI / A.D. MDCCCXXXII / Ab A. P. a C.
Hymni cantandi ad matutinum et laudes in solemnitatibus Beatae Mariae Virginis et nativitatis epiphaniae Domini.
Iniciais romanas vermelhas inscritas em cercadura negra formada por motivos fitomórficos. Qualidade gráfica da ornamentação é medíocre.
"CAPELLA REAL" (capa)
Alegria 1989, 32-33
Joaquim 1953, 215-20
Música polifónica sacra: 5 Hinos
4 vozes
Uso de notação quadrada para as secções em cantochão das peças polifónicas.
Pelo facto de a notação ser mensural branca quadrada, Manuel Joaquim aventa a hipótese de a datação de 1832 corresponder a um lapso do copista (Joaquim 1953, 217-8).
A marca de água não é totalmente esclarecedora, visto que corresponde a um tipo que se encontra em documentos de 1700 a 1840; no entanto, encontrámos uma correspondência praticamente idêntica datada de c. 1826.
A composição e execução gráficas do livro são de qualidade medíocre, quando comparada com os restantes livros estampilhados.
As iniciais "A. P. a C.", no frontispício, correspondem certamente às iniciais do copista; se a data de 1832 estiver correcta, este poderá ser António Pedro da Cruz, aluno do Colégio dos Reis matriculado em 1802 (Joaquim 1953, 217).
Não houve intervenção de outras mãos.
Fonte |
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A.M. B-118.01.pc |
A.M. A-002 |
A.M. A-014 |
A.M. C-012/F |
Fonte |
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A.M. B-017.pc |
A.M. B-042.01.pc |
A.M. D-002 |
A.M. D-005 |
A.M. A-014 |
A.M. C-011/C |
Fonte |
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A.M. B-092.02.pc |
A.M. B-092.03.pc |
A.M. B-101.02.pc |
A.M. B-101.03.pc |
A.M. B-127.28.pc |
A.M. D-002 |
A.M. D-005 |
A.M. A-014 |
A.M. B-015.pc02 |
A.M. B-128.02.14.pc |