A.M. A-014

Cotas anteriores/Outras cotas : 
MJ 20
Núcleo: 
A
Folha de rosto/Incipit textual: 

HYMNI / CANTANDI / ADMATUTINŨ ET LAUDES / IN SOLEMNITATIBUS / B. M. V. / ET / NATIVITATIS. EPIPHANIAE / DOMINI / A.D. MDCCCXXXII / Ab A. P. a C.

Título normalizado: 

Hymni cantandi ad matutinum et laudes in solemnitatibus Beatae Mariae Virginis et nativitatis epiphaniae Domini.

Autoria da música: 
(anónimo)
Língua do texto: 
Latim
Tipo de documento: 
Livro de coro polifónico
Tipo de fonte: 
Manuscrita estampilhada
CDU: 
783.2
Assunto: 
Música coral sacra, cânticos, hinos
Música e cânticos litúrgicos
Música sacra
Música vocal
Data: 
1832 [?]
Século(s): 
XIX
Dimensões - Alt x Larg (cm): 
66,5 x 48 cm
Material: 
Papel
Notas de encadernação: 
Encadernação em pele castanho-clara sobre madeira. Cercadura quádrupla, as duas primeiras formadas por filetes e as duas últimas por tarjas de motivos fitomórficos. Moldura central concêntrica formada por tarja dupla (com espaço intermédio) com os mesmos motivos; os cantos desta moldura estão rematados com quadrados formados por filetes. No rectângulo interior da moldura está inscrito um octógono com tarja simples de motivos idênticos. Moldura central é ainda contornada no exterior e no interior por um filete ornamentado. Foram aplicados pequenos florões nos ângulos interiores da cercadura e nos ângulos exteriores, interiores e cantos da moldura central; a partir dos mesmos elementos foi composto o florão central, disposto em losango. Acima deste foi gravada, em letras douradas, a inscrição "CAPELLA REAL". Não há qualquer vestígio de ferragens.
Foliação/Paginação: 
22 fólios. A numeração é recente (séc. XX, muito provavelmente por Manuel Joaquim, embora ele não o indique no seu catálogo; cf. Joaquim 1953, pp. 217-8).
Descrição das Marcas de Água: 
  • Inscrição "C & I HONIG", 187 x 31 mm
    • Marca de água recorrente ao longo de todo o livro. Corresponde ao papel fabricado pelos holandeses Cornelius & Jakob Honig (séc. XVIII-XIX).
Decoração: 

Iniciais romanas vermelhas inscritas em cercadura negra formada por motivos fitomórficos. Qualidade gráfica da ornamentação é medíocre.

Inscrições e Marcas: 

"CAPELLA REAL" (capa)

Categoria: 
Polifonia
Ocasião litúrgica: 
Matinas
Laudes
Conteúdo: 

Música polifónica sacra: 5 Hinos

Vozes e instrumentação: 

4 vozes

Tipo de notação musical: 
Quadrada
Mensural (branca)
Comentários à notação musical: 

Uso de notação quadrada para as secções em cantochão das peças polifónicas.

Género: 
Hinos
Comentários/Notas Gerais: 

Pelo facto de a notação ser mensural branca quadrada, Manuel Joaquim aventa a hipótese de a datação de 1832 corresponder a um lapso do copista (Joaquim 1953, 217-8).
A marca de água não é totalmente esclarecedora, visto que corresponde a um tipo que se encontra em documentos de 1700 a 1840; no entanto, encontrámos uma correspondência praticamente idêntica datada de c. 1826.

A composição e execução gráficas do livro são de qualidade medíocre, quando comparada com os restantes livros estampilhados.

As iniciais "A. P. a C.", no frontispício, correspondem certamente às iniciais do copista; se a data de 1832 estiver correcta, este poderá ser António Pedro da Cruz, aluno do Colégio dos Reis matriculado em 1802 (Joaquim 1953, 217).
Não houve intervenção de outras mãos.

Referências: 
  • ALEGRIA, José Augusto - Biblioteca do Palácio Real de Vila Viçosa. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1989.
  • JOAQUIM, Manuel - Vinte livros de música polifónica do Paço Ducal de Vila Viçosa. Lisboa: Ramos, Afonso & Moita, 1953.
Autoria da informação: 
Nuno de Mendonça Raimundo
Revisto por: 
João Pedro d'Alvarenga
Imagens: