A.M. G2-028

Cotas anteriores/Outras cotas : 
A.M. G2-062
Núcleo: 
G
Folha de rosto/Incipit textual: 
L'amor constrastato / Atto Primo / Musica / Del Maestro Giov.ni Paisiello
Título normalizado: 
L'Amor Contrastato ossia La Molinara
Autoria da música: 
Giov.ni Paisiello
Autoria da música normalizada: 
Autoria do texto: 
[Giuseppe Palomba]
Autoria do texto normalizada: 
Registo(s) parente: 
Língua do texto: 
Italiano
Tipo de documento: 
Partitura
Subcategoria de documento: 
Apógrafo
Tipo de fonte: 
Manuscrita
CDU: 
782
Assunto: 
Música dramática
Óperas
Data: 
[1788]
Século(s): 
XVIII
Dimensões - Alt x Larg (cm): 
22,4 x 30,2 cm
Material: 
Papel
Notas de encadernação: 
Encadernação inteira em cartão revestido por uma camada fina de pele, muito danificada e lombada em pele contendo na segunda casa, possivelmente, o nome da obra e do compositor e, nas restantes casas, várias figuras de anjos, tudo gravado a ferro dourado e impossível de verificar devido ao estado degradado em que se encontra a lombada. Corte vermelho.
Foliação/Paginação: 
ii+251 ff.+ii
Decoração: 
Lombada em pele contendo na segunda casa, possivelmente, o nome da obra e do compositor e, nas restantes casas, várias figuras de anjos, tudo gravado a ferro dourado (mau estado).
Inscrições e Marcas: 
"R. M." a lápis (folha de rosto); "Não ? Canta (p. 83); " Falta aqui huma scena de / Calloandro e Rospollone" (p. 372). 
Categoria: 
Polifonia
Conteúdo: 
Partitura do primeiro acto da ópera L'Amor Contrastato ossia La Molinara.
Vozes e instrumentação: 
Eugénia (S), Amaranta (S), Rachelina (S), Calloandro (T), Luigino (T), Notaro (B), Rospolone (B), ob 1 e 2, cor 1 e 2, vl 1, vl 2, vla, bc (vlc, cb), timp.
Tipo de notação musical: 
Moderna
Género: 
Ópera
Comentários/Notas Gerais: 
Partitura do 1º acto da ópera L'Amor Contrastato ossia La Molinara, de Giovanni Paisiello, sobre o libreto de Giuseppe Palomba. A obra teve a sua estreia no Teatro dei Fiorentini, en Nápoles, em 1788. O dueto "Ne cor piu no mi sento" teve imensa popularidade, recebendo diversas adaptações e variações ao longo do século XIX. Em Portugal, a ópera foi levada à cena no Real Teatro de São Carlos, em Lisboa, nos anos de 1783, 1794 e 1810. Também foi representada no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, conforme indicam os nomes que aparecem nas partes cavas do A.M. G-2 028.pc. Na Biblioteca do Palácio Nacional da Ajuda, encontram-se custodiadas uma encadernação com a ópera completa (P-La 45-IV-5 e 6) e outra contendo apenas o segundo acto, que deve ser complementar a esta partitura. A presente cópia, da mão de diferentes copistas, apresenta as árias de Eugenia "D'un alma inconstante" e de Caloandro "Qual tromba rimbombante" apenas com a linha vocal e o acompanhamento do baixo contínuo. Partitura que se encontrava na cota  A.M. G2-062.
Referências: 
ALEGRIA, José Augusto - Biblioteca do Palácio Real de Vila Viçosa. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1989.
CRANMER, David - Opera in Portugal 1793-1828: a study in repertoire and its spread, Tese de Doutoramento, vol. 2 (Appendices & Index). Lisboa: Universidade Nova de Lisboa, 1997, pp. 239, 242 e 290.
CRANMER, David – Peças de um Mosaico, Temas da História da Música referentes a Portugal e ao Brasil. Lisboa: Centro de Estudos de Estética Musical, 2017, p. 149.
Autoria da informação: 
Rodrigo Teodoro de Paula, colab. Cláudia Véstia
Revisto por: 
David Cranmer
Imagens: