A.M. B-053.02.pc02

Cotas anteriores/Outras cotas : 
B.Maço LIII-2
B.Maço CXXVII-13
Núcleo: 
B
Folha de rosto/Incipit textual: 
Lauda Jerusalem Dominum / Viola Prima
Título normalizado: 
Lauda Jerusalem Dominum 
Autoria da música normalizada: 
Autoria do texto normalizada: 
Registo(s) parente: 
Língua do texto: 
Latim
Tipo de documento: 
Parte(s) cava(s)
Subcategoria de documento: 
Apógrafo
Tipo de fonte: 
Manuscrita
CDU: 
783
Assunto: 
Música sacra
Século(s): 
XIX
Dimensões - Alt x Larg (cm): 
33 x 23,5 ou menor; 23,4 x 32,5 ou menor; 21,7 x 28,7 ou menor; 22,2 x 31,8 ou menor; 22 x 29,8 ou menor
Material: 
Papel
Foliação/Paginação: 
27 (4+4+5+4+2+2+2+4)
Descrição das Marcas de Água: 
G B O [canto inferior] (10 / 174,5-175 / 7,5-8,5) [MarP 128/Tipo1];
PICARDO/GERVINO:B P [GERVINO no canto inferior] (10 / 174,5-175 / 7,5-8) [MarP 162/Tipo1]
escudo<trompa>/GM:ALMASSO (var.1) (10 / 246,5 / 10,5-11,5) [MarP 185/Tipo9];
escudo<trompa>/GM:ALMASSO (var.2) (10 / 193-193,5 / 9,5-10,5) [MarP 186/Tipo26];
escudo<trompa>/GM:ALMASSO (var.2) (12 / 182-182,5 / 8,5-9,5) [MarP 186/Tipo50];
escudo<trompa>/GM:ALMASSO (var.2) (14 / 258-258,5 / 8,5-9) [MarP 186/Tipo81]
Decoração: 
Sem decoração
Categoria: 
Polifonia
Ocasião litúrgica: 
Vésperas
Conteúdo: 
Lauda Jerusalem Dominum (Salmo 147; Vésperas de Nossa Senhora)
Vozes e instrumentação: 
S, A, T, SATB conc., vlc 1, vlc 2, fag 1, fag 2, cb, org, vla 1, vla 2, fl 1, fl 2, cl 1, cl 2, cor 1, cor 2, trb
Partes cavas: 
vla 1, vla 2, fl 1/2, cl 1/2, cor 1, cor 2, trb, org [junto com Laetatus sum de Soares] [usadas conjuntamente com as p.c. da Versão1]
Tipo de notação musical: 
Moderna
Género: 
Salmos
Modo/Tonalidade: 
Lá M
Comentários/Notas Gerais: 
Este salmo pertence às Vésperas de Nossa Senhora Ré M [MarP 02.32/Versão4].
A Versão4 (de Fr. José Marques e Silva ?) é baseada na V1 à qual foram acrescentados os seguintes instrumentos: vla 1, vla 2, fl 1, fl 2, cl 1, cl 2, cor 1, cor 2, trb.
Ao longo de um período aproximado de 50 anos, este conjunto de Vésperas conheceu versões
(algumas delas parciais) realizadas por quatro dos mais influentes compositores portugueses de
música religiosa de finais do séc XVIII e primeira metade do séc. XIX: António da Silva Leite
(provavelmente), Fr. João da Soledade, Fr. José Marques e Silva e Joaquim Casimiro Júnior.
Além disso terão sido cantadas (pelo menos parcialmente) em Lisboa (Patriarcal e outras
igrejas), Queluz, Porto (Mosteiro de S.ª Clara), Mafra e Vila Viçosa, com uma permanência em
repertório de mais de 50 anos.
Constitui-se como uma das mais paradigmáticas obras destinadas ao ofício de vésperas em
Portugal no século XIX.
Referências: 
ALEGRIA, José Augusto - Biblioteca do Palácio Real de Vila Viçosa. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1989, p. 61.
MARQUES, António Jorge - A obra religiosa de Marcos António Portugal (1762-1830): catálogo temático, crítica de fontes e de texto, proposta de cronologia. Lisboa: BNP/CESEM, 2012, pp. 480-88, 853-54, 861-64, 872, 874-75, 957, 981-82, 995-1008
Autoria da informação: 
António Jorge Marques com colaboração de Cláudia Véstia
Revisto por: 
Rodrigo Teodoro de Paula
Imagens: