Cotas anteriores/Outras cotas :
B.Maço LIII-2
B.Maço CXXVII-13
Folha de rosto/Incipit textual:
Lauda Jerusalem Dominum / Viola Prima
Autoria do texto normalizada:
Subcategoria de documento:
Dimensões - Alt x Larg (cm):
33 x 23,5 ou menor; 23,4 x 32,5 ou menor; 21,7 x 28,7 ou menor; 22,2 x 31,8 ou menor; 22 x 29,8 ou menor
Descrição das Marcas de Água:
G B O [canto inferior] (10 / 174,5-175 / 7,5-8,5) [MarP 128/Tipo1];
PICARDO/GERVINO:B P [GERVINO no canto inferior] (10 / 174,5-175 / 7,5-8) [MarP 162/Tipo1]
escudo<trompa>/GM:ALMASSO (var.1) (10 / 246,5 / 10,5-11,5) [MarP 185/Tipo9];
escudo<trompa>/GM:ALMASSO (var.2) (10 / 193-193,5 / 9,5-10,5) [MarP 186/Tipo26];
escudo<trompa>/GM:ALMASSO (var.2) (12 / 182-182,5 / 8,5-9,5) [MarP 186/Tipo50];
escudo<trompa>/GM:ALMASSO (var.2) (14 / 258-258,5 / 8,5-9) [MarP 186/Tipo81]
Comentários/Notas Gerais:
Este salmo pertence às Vésperas de Nossa Senhora Ré M [MarP 02.32/Versão4].
A Versão4 (de Fr. José Marques e Silva ?) é baseada na V1 à qual foram acrescentados os seguintes instrumentos: vla 1, vla 2, fl 1, fl 2, cl 1, cl 2, cor 1, cor 2, trb.
Ao longo de um período aproximado de 50 anos, este conjunto de Vésperas conheceu versões
(algumas delas parciais) realizadas por quatro dos mais influentes compositores portugueses de
música religiosa de finais do séc XVIII e primeira metade do séc. XIX: António da Silva Leite
(provavelmente), Fr. João da Soledade, Fr. José Marques e Silva e Joaquim Casimiro Júnior.
Além disso terão sido cantadas (pelo menos parcialmente) em Lisboa (Patriarcal e outras
igrejas), Queluz, Porto (Mosteiro de S.ª Clara), Mafra e Vila Viçosa, com uma permanência em
repertório de mais de 50 anos.
Constitui-se como uma das mais paradigmáticas obras destinadas ao ofício de vésperas em
Portugal no século XIX.