A.M. B-120.05.pc

Cotas anteriores/Outras cotas : 
B.Maço CXX-5
Núcleo: 
B
Folha de rosto/Incipit textual: 
Portugalo // Violino 1º
Título normalizado: 
Missa 
Autoria da música: 
Portugalo
Autoria da música normalizada: 
Língua do texto: 
Latim
Tipo de documento: 
Parte(s) cava(s)
Subcategoria de documento: 
Apógrafo
Tipo de fonte: 
Manuscrita
CDU: 
783
Assunto: 
Música sacra
Copistas: 
Século(s): 
XIX
Dimensões - Alt x Larg (cm): 
23,5 x 33 ou menor; 23,1 x 32,2 ou menor
Material: 
Papel
Foliação/Paginação: 
44 ff. (8+8+6+4+4+8+3+3)
Descrição das Marcas de Água: 
L S:meia lua (10 /185,5-186 / 8,5-9) [MarP 067/Tipo1];
G F/F A:coroa/escudo<meia lua [inc.] (10 / 186,5-187 / 8-8,5) [MarP 065/Tipo2]
Categoria: 
Polifonia
Conteúdo: 
Missa (KG)
Vozes e instrumentação: 
S, S, A, T, B, B, SATB conc., vl 1, vl 2, vla, vlc, ob 1 (cl 1), ob 2 (cl 2), fag 1, fag 2, cor 1, cor 2, tr 1, tr 2, b
Partes cavas: 
vl 1, vl 2, vla, ob 1 (cl 1), ob 2 (cl 2), fag 1/2, cor 1, cor 2 [conj. inc.]
Tipo de notação musical: 
Moderna
Género: 
Missas
Modo/Tonalidade: 
Mib M
Comentários/Notas Gerais: 
Uma das mais paradigmáticas obras da música sacra portuguesa de final do século XVIII e
século XIX, tendo-se mantido no repertório até à primeira década do século XX. MP é o autor
das versões 1, 2 e 3, não sendo impossível que a V4, destinada à Real Basílica de Mafra, seja
também de sua autoria. Também foi cantada na Capela Real do Rio de Janeiro, e possivelmente
na Capela Imperial da mesma cidade, sendo também conhecida (pelo menos parcialmente:
CSBA) em São João d’El-Rei, Minas Gerais. Conjunto incompleto. 
Referências: 
ALEGRIA, José Augusto - Biblioteca do Palácio Real de Vila Viçosa. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1989, p. 90.
MARQUES, António Jorge - A obra religiosa de Marcos António Portugal (1762-1830): catálogo temático, crítica de fontes e de texto, proposta de cronologia. Lisboa: BNP/CESEM, 2012, pp. 352-68, 876, 922, 924
MARQUES, António Jorge e MARQUES, Pedro - Marcos Portugal: Missa Grande. Lisboa: CCL, 2009
Autoria da informação: 
António Jorge Marques
Revisto por: 
Rodrigo Teodoro de Paula
Imagens: