A.M. B-039.01.pc

Cotas anteriores/Outras cotas : 
Maço XXXIX-1
Núcleo: 
B
Folha de rosto/Incipit textual: 
Cum descendentibus in lacum / Capella Real de / V.a Viçoza
Título normalizado: 
Cum descendentibus in lacum 
Autoria da música: 
[Ginés de Morata]
Autoria da música normalizada: 
Autoria do texto normalizada: 
Registo(s) parente: 
Língua do texto: 
Latim
Tipo de documento: 
Parte(s) cava(s)
Subcategoria de documento: 
Apógrafo
Tipo de fonte: 
Manuscrita
CDU: 
783.3
Assunto: 
Música sacra
Século(s): 
XVII
Dimensões - Alt x Larg (cm): 
23,5 x 16,1 ou menor; 31,6 x 23,4 ou menor
Material: 
Papel
Notas de encadernação: 
n/a
Foliação/Paginação: 
11 ff. (2+1+1+1+1+1+1+1+2)
Inscrições e Marcas: 
"Gines de Morata" [a lápis] (front.); "Cum descendentibus in Lacum / a 4 / para / Sesta Feira Sancta / C.R" (T, f. 10)
Categoria: 
Polifonia
Ocasião litúrgica: 
Procissões
Conteúdo: 
Cum descendentibus in lacum 
Vozes e instrumentação: 
SATB
Partes cavas: 
S 1 (2x), S 2 (2x) A (2x), T (2x)
Tipo de notação musical: 
Moderna
Género: 
Procissões
Modo/Tonalidade: 
sol m
Comentários/Notas Gerais: 
A versão mais antiga dessa obra encontra-se inserida no A.M. A-004, volume seiscentista também custodiado no Arquivo Musical da Fundação Casa de Bragança.  Embora em um primeiro momento a sua funcionalidade foi associada às celebrações do Sábado Santo, a obra é destinada à 2ª parte da Procissão do Enterro do Senhor, procissão pré-tridentina realizada na Sexta-feira Santa, conforme identificou, através da análise da estrutura dos textos, Paulo Castagna (2000, p. 616). Constituídos por versos de antífonas e salmos presentes nas matinas de Sexta-feira e Sábado Santo, somente o texto das respostas, e não os versículos, receberam o tratamento polifônico por Ginés de Morata. Os dois conjuntos que aqui se apresentam são de épocas diferentes, sendo o primeiro mais antigo (provavelmente do século XVIII), com o uso de claves antigas, enquanto o segundo (século XIX) utiliza a clave de sol para as vozes mais agudas (S 1 e 2).
Referências: 
ALEGRIA, José Augusto - Biblioteca do Palácio Real de Vila Viçosa. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1989, p. 54; JOAQUIM, Manuel - Vinte livros de música polifónica do Paço Ducal de Vila Viçosa. Lisboa: Ramos, Afonso & Moita, 1953; CASTAGNA, Paulo - O estilo antigo na prática musical religiosa paulista e mineira dos séculos XVIII e XIX. Tese de doutoramento. São Paulo: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, vol. 2, 2000, pp. 592-626.
Autoria da informação: 
Rodrigo Teodoro de Paula, colab. Cláudia Véstia
Imagens: